Rondônia Saúde

Médica alerta sobre cuidados com a pele e deixa dicas

Above

No período seco é comum a pele ficar com um aspecto de ressecamento, aumento excessivo de suor, e aquela aparência oleosa. Essas características são ainda mais comuns em pessoas que não possuem uma rotina de cuidados, e estas estão mais expostas a doenças de pele, como o câncer, é o que alerta a dermatologista Sui Macário.

 

“Nesse período é preciso redobrar a atenção, principalmente devido à exposição aos raios ultravioletas como UVB e UVA. Eles são responsáveis por queimaduras na pele, manchas e o envelhecimento precoce. Sem os devidos cuidados a situação pode piorar”, alertou a médica.

 

Mas a exposição sem os devidos cuidados, segundo ela, traz outras preocupações: o risco de doenças de pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia existem no mínimo 70 tipos de doenças, entre elas o câncer. Para evitar esse risco, sem deixar de aproveitar o verão, ou o sol, é preciso ter uma rotina de cuidados.

COMO SE PROTEGER

As dicas são aquelas já conhecidas por muitos, mas que poucos seguem. Hidratar bastante o corpo, ingerindo no mínimo de dois a três litros de água por dia e usar hidratantes corporais com filtros solares em abundancia.

 

“O protetor solar deve ser usado em todas as idades e por todos os tipos de peles. E, além dele, se faz necessário, também, o uso de protetores físicos como sombrinhas, chapéus, roupas claras, entre outros itens”, ressaltou.

 

Muita gente tem o costume de lavar o rosto várias vezes ao dia, o que segundo especialistas não é recomendado. “Deve-se lavar o rosto no mínimo três vezes ao dia, ou até menos. Pela manhã, tarde e noite”, avaliou a médica.

E para fortalecer a barreira de defesa do organismo é de grande importância ter uma alimentação saudável aliada a uma rotina de exercícios.

ONDE ENCONTRAR UM ESPECIALISTA

Ao notar mudanças na pele, como manchas ou surgimento de caroços, coceira, irritação, entre outros, é preciso ficar atento e procurar ajuda. A rede municipal e estadual de saúde conta com especialistas em dermatologia. A policlínica Oswaldo Cruz oferece atendimentos com especialistas que orientam os pacientes sobre os cuidados da pele.

“Existem muitos mitos acerca dos cuidados ideais com a pele, por isso é importante procurar sempre um profissional que irá orientar sobre a forma correta para manter uma rotina dermatológica”, finalizou.

Below