Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

“Melhor Hora” aponta horário ideal para fazer compras e evitar aglomerações em supermercados e farmácias

Disponibilizado pelo Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), o Sistema Melhor Hora tem sido uma excelente opção para os usuários que evitam lugares com aglomerações. O web site surgiu com a ideia de contribuir ativamente no enfrentamento à Covid-19. O sistema não exige instalação, é acessível a todos os dispositivos com acesso à internet tais como desktop, notebook, tablet ou smartphone, com informações em tempo real. Para acessá-lo, basta entrar no site Melhor Hora da Sefin e conhecer o serviço proporcionado.

O Melhor Hora divulga, a cada 10 minutos, um percentual que varia de 0% a 100%, do fluxo de consumidores nos estabelecimentos comerciais: supermercados e farmácias. A plataforma ainda disponibiliza o fluxo de movimentação da semana anterior, ou seja, dos últimos setes dias, para o consumidor se programar. Os municípios da base de pesquisa são Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.

Quando o medidor aponta a cor verde significa que o fluxo está baixo, sendo um bom horário para realizar compras. Se aparecer a cor amarela/laranja quer dizer que o fluxo está moderado, indicando ao consumidor ir às compras apenas se necessário. Já quando apontar a cor vermelha, é um alerta, o fluxo está alto, devendo ser evitado sair para fazer compras neste momento.

Além disso, o website foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da Sefin e utiliza as Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas – NFCe emitidas pelos estabelecimentos, com informações de data e hora e por meio de cálculos estatísticos indica o fluxo de movimento dos últimos minutos. O sistema opera por linguagens de programação web mais modernas e versáteis existentes, bem como faz uso de banco de dados da Oracle.

De acordo com o auditor fiscal da Sefin, José Luís, nos últimos dois anos, a Sefin tem ganho destaque no âmbito nacional, graças aos sistemas e ideias desenvolvidos sempre com o objetivo de facilitar a vida dos contribuintes e cidadãos, como ainda fortalecer o combate à evasão de tributos. Sobretudo, demonstrando mais eficiência neste momento de pandemia, ainda mais no período que vigora o Decreto 25.728.

“O Melhor Hora é de extrema importância para o combate a Covid-19, pois, embora os supermercados e farmácias sejam atividades essenciais, ao mesmo tempo, são locais de maior fluxo de pessoas e os que mais geram aglomerações”, destaca o auditor fiscal.

Para José Luís é importante que todos se conscientizem e usem o sistema para ficar orientado do melhor horário de compras, sem se pôr ou colocar em risco à população de contrair a Covid-19 nos locais de grande movimentação.

ORIENTAÇÕES DE SAÚDE   

Ao sair para fazer compras, a Sefin disponibiliza em seu site orientações de saúde de prevenção à Covid-19.

  • Use máscara ao sair de casa.
  • Evite transitar em gôndolas com muitas pessoas.
  • Durante as compras, evite o contato das mãos com os olhos, nariz e boca.
  • Evite aglomerações e tente manter um distanciamento social de dois metros das outras pessoas.
  • Pague as compras com cartão. O dinheiro costuma ser mais manipulado.
  • Ao chegar em casa, higienize imediatamente as mãos com água e sabão, e limpe as embalagens de tudo o que foi comprado.
  • Frutas e verduras devem ser higienizadas com água e sabão e submetidas a uma imersão composta por água potável e água sanitária (recomendável uma colher de sopa de água sanitária por litro de água).
  • As sacolas plásticas também devem ser lavadas antes do serem reutilizadas.
  • Use o álcool em gel sempre.

SEFIN

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...