Destaques Rondônia

MELHOR HORA – Portal monitora o fluxo de pessoas em supermercados e farmácias

O site “Melhor Hora” foi criado para monitorar  os estabelecimentos de cidades do estado de Rondônia. Criado pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) de Rondônia, o portal monitora o fluxo de pessoas em mercados e farmácias, com a finalidade de mostrar aos cidadãos rondonienses um melhor horário para fazer as compras evitando as aglomerações recomendadas devido a pandemia do coronavírus.

O portal disponibiliza o monitoramento das cidades de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena. No entanto, não é possível ver o monitoramento de um estabelecimento específico.

A movimentação nesses locais é atualizada a cada dez minutos, das 6h às 22h. O portal também disponibiliza uma análise da semana anterior, onde mostra quais foram os períodos do dia com menor fluxo.Segundo a secretaria, as informações são estimadas com base na data e hora de gravação no banco de dados da Sefin das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica – NFCe emitidas pelos estabelecimentos.

A sefin alerta que notas emitidas em contingência e depois transmitidas para o banco de dados, bem como eventuais atrasos no processo de carga, podem afetar o indicador.

O portal também oferece dicas para que o consumidor possa realizar as compras com mais segurança, como evitar gôndolas com muitas pessoas, dar preferência ao pagamento com cartão e a higienização de frutas e verduras.