EsporteEstilo de vida

MEXA-SE – caminhar faz bem e é de graça

A ideia é deixar o sedentarismo de lado para adotar um estilo de vida mais movimentado

De todas as atividades físicas, a caminhada, provavelmente, é a mais democrática. Isso porque ela não exige habilidade específica, é barata, pode ser feita a qualquer hora do dia e não tem restrição de idade.

Portanto, se a ideia é deixar o sedentarismo de lado para adotar um estilo de vida mais movimentado, a caminhada pode ser um bom começo.

Por ser um exercício aeróbico, a caminhada tem benefícios comprovados na prevenção de osteoporose, doenças cardíacas, cânceres de ovário e mama, distúrbio do sono e ainda melhora a disposição e a capacidade cardiorrespiratória. Sem contar que emagrece.

Segundo o Ministério da Saúde, ao lado da corrida e do ciclismo, a caminhada forma o tripé de exercícios de baixo custo e de alto benefício à saúde.

“Minha rotina é corrida e não gosto de academia. Resolvi começar a caminhar para poder me movimentar. Agora, com o horário de verão, é ainda melhor.

Consultei meu médico antes, pois sou hipertensa, mas ele disse que o exercício só vai melhorar a minha qualidade de vida”, conta Thania Strina, de 35 anos.

Vale lembrar que, apesar de ser uma atividade de baixo custo, ela também exige alguns cuidados dos praticantes, como um bom tênis, roupas arejadas, água para se hidratar e filtro solar.

Procure lugares que tenham boa iluminação e sem buracos para evitar acidentes. Trinta minutos por dia já são suficientes para deixar de ser sedentário.


Comentários

Fonte
Governo do estado do Rio de Janeiro
Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios