Blog da Mara | Opinião e Notícia

Jornalista desde 1989. Trabalhou nos jornais Estadão do Norte, O Guaporé e Diário da Amazônia.  Cobriu eleições para a Agência Estado. Trabalhou no Governo de Rondônia por quase 20 anos. Foi assessora parlamentar durante 12 anos no Congresso Nacional. É graduada pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com especialização em Ciências Políticas pela Unilegis, Universidade do Legislativo Brasileiro.   Entre em contato. Email maraparaguassu1@gmail.com    
Notícia

Morre Dom Moacyr Grechi, aos 83 anos

Religioso se destacou pelo firme combate à corrupção e defesa dos direitos humanos.

Morreu na noite  desta segunda-feira (17), no hospital 9 de Julho, onde estava internado na UTI,  o arcebispo emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, aos 83 anos.

Ao portal G1, a freira Maria de Fátima Gonçalves, que acompanhava o religioso, disse que o bispo emérito teve duas paradas cardíacas e vinha reclamando de dores abdominais. Ele havia sido internado pela manhã no hospital.

O religioso se destacou por firme combate à corrupção e defesa dos direitos humanos.  Sua saúde nunca mais foi a mesma desde o acidente de carro que sofreu em 2004, na BR-364, aos 71 anos. Teve ferimentos sérios na coluna cervical, cabeça e perna esquerda, além de escoriações pelo corpo.

Dom Moacyr nasceu em Turvo, Santa Catarina, em 19 de janeiro de 1936. Em 1949, ingressou no Seminário da Ordem dos Servos de Maria, em sua cidade natal. Em 29 de julho de 1961, foi ordenado sacerdote.

Em 17 de julho de 1972, foi escolhido para ser bispo da diocese de Rio Branco pelo Papa Paulo VI.

Dom Moacir foi nomeado arcebispo de Porto Velho em 29 de julho em 1998. Aposentou aos 75 anos e foi substituído em 3 de março de 2012 por Dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Destacou-se pela defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Lutou pela punição dos assassinos de Chico Mendes, que conheceu pela atuação nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). Fez denúncias contra o ex-deputado Hildebrando Pascoal, do Acre.

Como arcebispo de Porto Velho, contribuiu para a criação da Faculdade Católica de Rondônia, da Comissão Justiça e Paz e para o fortalecimento dos Centros Sociais da Arquidiocese.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

Com informações do G1.

Comentários

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios