Connect with us

Hi, what are you looking for?

Brasil

Morre Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, aos 83 anos

Jaime Lerner estava internado desde o último domingo (15), em um hospital de Curitiba

CorreioBraziliense

Morreu, aos 83 anos, nesta quinta-feira (27/5) o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner. Ele estava internado desde o último domingo (23) no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba. O enterro do político está marcado para às 15h na capital paranaense.

A morte de Lerner foi confirmada em nota pelo hospital. “É com imenso pesar que o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie informa que às 5h10 desta quinta-feira, 27 de maio, o ex-governador Jaime Lerner veio a óbito em decorrência de complicações de doença renal crônica. Lamentamos a perda e desejamos conforto aos familiares, em nome do Senhor”.

Trajetória política

Jaimer Lerner nasceu em Curitiba (PR) em 17 de dezembro de 1937. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desde a sua criação em 1965.

Lerner foi prefeito da cidade de Curitiba durante as décadas de 70, 80 e 90 (1971 a 1974; 1979 a 1983 e 1989 a 1993), sendo o primeiro mandato biônico, portanto, instituído durante a ditadura militar. No fim de seu primeiro mandato, o arquiteto ficou mundialmente conhecido pelo planejamento do transporte coletivo integrado na capital, instalando o sistema de transporte de BRT.

O curitibano também foi governador do estado por dois mandatos (1995 a 1998, e 1999 a 2002). Durante a gestão, Jaimer privatizou as principais rodovias do estado e o Banco do Estado do Paraná (Banestado). Em 2011 e 2013, o curitibano foi condenado a pagar muita devido a aditivos contratuais não previstos em licitações e por indenizações irregulares a donos de áreas desapropriadas da cidade de Cascavel, que fica a pouco mais de 500km da capital.

Fora da política, o arquiteto se tornou consultor de assuntos de urbanismo da Organização das Nações Unidas (ONU), além de presidir a União Internacional de Arquitetos (UIA) (2002 a 2005). Desde 2003, Jaime desenvolveu projetos para capitais do Brasil, como Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, e por outros países como Angola, México e Panamá. Em 2018, o ex-governador foi eleito o 2° urbanista contemporâneo mais influente do mundo pela revista estadunidense Planetizen.

CorreioBraziliense

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Mundo

Atualmente, é comum que navegadores de internet como o Google Chrome ou o Safari já venham de fábrica instalados diretamente nos sistemas operacionais. Porém,...