Connect with us

Hi, what are you looking for?

Brasil

Motorista que molhar pedestres pode levar multa de R$ 130

Em dias de chuva, o pedestre precisa redobrar os cuidados: além da água que cai do céu, há o risco de ser molhado também por motoristas que passam em alta velocidade em poças e acabam por atingir quem anda pela rua.

Segundo o Código de Transito Brasileiro (CTB), o ato configura infração média e pode render quatro pontos na carteira de habilitação, além de multa de R$ 130,16.

Código de Trânsito

O artigo 171 do CTB afirma que é infração “usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos”. Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), no ano passado, 23 pessoas foram multadas pelo ato. Em 2018, foram 19 casos.

A aposentada Dilma Souza afirma que passou a esperar os ônibus atrás da parada para evitar o contratempo. “Eles [os ônibus] passam com muita pressa, jogam água, alguns fazem até de pirraça. Eu mesma já tomei banho.”

De acordo com o diretor de fiscalização do Detran Francisco Saraiva, o flagrante desta sexta-feira pode ser enquadrado em caso passível de multa. “É uma falta de respeito para com o usuário, para com o cliente. No caso aí, foi o ônibus, que passou jogando água em seus clientes.”

Mas, como realizar a denúncia?

Se você sofrer com essa situação, saiba que está pautado pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), artigo 171, que afirma que todo motorista que for pego usando o carro para jogar água ou outros detritos nos pedestres, ou em outro veículo, será punido com uma infração média, de 4 pontos, com multa. Além disso, o condutor do veículo ainda terá que prestar explicações para a polícia.

De acordo com explicações do Departamento de Trânsito (Detran), o pedestre precisará anotar a placa do veículo e ir à delegacia mais próxima prestar queixa, realizando a denúncia formal.

Outro ponto a ser ressaltado nessa lei, presente no CTB, é o fato de que não só o motorista pode ser punido. Pedestres que forem pegos jogando algum objeto no carro também precisarão prestar contas de seus atos.

*com informações do G1

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

Nesta manhã, a diretoria do SINPOL, reuniu-se com o Secretário de Saúde, Dr. Fernando Máximo, com o Secretário de Segurança Adjunto, Dr. Hélio Gomes...