Connect with us

Hi, what are you looking for?

Interior

MP recomenda aos Municípios de Vilhena e Chupinguaia que apresentem relatórios semanais de vacinação

O Ministério Público de Rondônia expediu Ofício Recomendatório aos Municípios de Vilhena e Chupinguaia, em que solicita, em caráter de urgência, a apresentação de relatórios semanais de todas as pessoas vacinadas em ambas as cidades, entre outras informações.
A orientação foi emitida pelo Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, tendo como destinatários os Prefeitos,  Procuradores-Gerais e  Secretários de Saúde dos Municípios.
No documento, o Integrante do Ministério Público pede que, nas relações encaminhadas ao MP, seja informada a qualificação de todas as pessoas que foram vacinadas, com nome completo, data de nascimento, número do cartão do SUS, profissão, justificativa pela aplicação da vacina (se profissional da saúde, idoso e/ou outros), local de trabalho e, se possível, telefones para contato.
Outra orientação é de que sejam encaminhadas cópias dos Termos de Recebimento dos imunizantes, sendo apontados, com antecedência, a data, local e horário de entrega para que seja designado um servidor do Ministério Público para acompanhar o ato.
Os Municípios também deverão detalhar se há levantamento atualizado acerca de todas as salas de vacinação existentes nas duas cidades, indicando eventuais problemas.
Equipes e calendário – Também são de interesse do MP a composição e o preparo das equipes de vacinação, além de possíveis intenções dos Municípios em adquirir doses da vacina de outros entes. A esse respeito, o Ministério Público pede que seja esclarecido se há tratativas em andamento.
No Ofício Recomendatório, o MP ressalta a obrigatoriedade dos Municípios em adotar todas as medidas previstas nos Planos Nacional e Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, de modo que sejam observados os atos e normativas que regulam esse processo.
O Ofício Recomendatório foi emitido pelo MP no âmbito de Procedimento Administrativo, instaurado com o objetivo  de fiscalizar e acompanhar a atuação dos órgãos Municipais de Vilhena e de Chupinguaia quanto ao cumprimento dos planos de imunização.
MP/RO

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...