Política e Cidadania

NA MESMA MOEDA …

"O segredo da liberdade é de educar os homens, assim como o da tirania é conservá-los na ignorância." Maximilien Robespierre

A história mostra muitas vezes que para ver o futuro, deve-se olhar para o passado. E a lei da física mostra que para toda ação há uma reação. Os poderes constituídos da nação brasileira parecem estar em conflito. Isso é ruim.

O Barão de Montesquieu estabeleceu três poderes, que até hoje ainda nao veio outro pensador para desfazer. No máximo, acrescentaram a imprensa como poder que flutua e perpassa entre o executivo, legislativo e judiciário.

Durante a Revolução Francesa, ocorreu o período do Terror. Robespierre junto com seus companheiros tomaram o poder após a queda da Bastilha. No exercício do poder, milhares de pessoas foram mortas, inicialmente, no cadafalso, depois na guilhotina. Era mais fácil, rápido e barato. 

Robespierre mandou matar Danton, seu amigo no começo da Revolução. Os julgamentos eram rápidos e eles eram mortos por qualquer coisa. Qualquer um que mentisse e dissesse que fulano era adepto da monarquia, levava seu vizinho para a forca.

E nessa toada, após a morte de milhares, também Robespierre, o incorruptivel, foi para a guilhotina.

Dessa forma, os poderes precisam ter maturidade e cautela. Quem sofre é o povo. Quando a vaidade ou a disputa de poder se acirram, as políticas públicas paralisam. As matérias  não são votadas no congresso, o medo impera e as ações dos gestores não são disparadas.

A ficarem nessa Lei do Talião, a pagarem na mesma moeda, muitos Dantons e Robespierres morrerão. A guerra dos poderes é nefasta.

O importante é pensar na nação. Ter equilíbrio. Aguentar um pouco de pancada e não ser como um cachorro que morde quem ultrapassa seu limite. O poder é para ser exercido na sua plenitude e para o povo. Uma pena o que tem acontecido. As instituições devem ser maiores que os homens.

* George Braga, ex- Secretário de Planejamento de Rondônia e servidor da Justiça do Trabalho

Comentários

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios