Destaques

Navegação noturna no Rio Madeira é proibida pela Marinha

Divulgação

A Capitania Fluvial  de Porto Velho (CFPV), informou que a navegação noturna para os comboios no Rio Madeira no trecho de Porto Velho ao distrito de Calama, e na passagem do Pedral dos Marmelos, estão suspensos por tempo indeterminado em razão do nível baixo.

A Portaria nº 72, recomenda que todas as embarcações, que navegam no rio, redobrem à atenção trechos críticos, citados pela Portaria, neste período. Segundo a Marinha do Brasil, na sexta-feira (14), o nível do rio marcou a cota de 3,54 metros.

O capitão dos portos, Rodolfo Aurélio Santos, diz que a Marinha orienta os comandantes e tripulantes que utilizam o meio de transporte fluvial, informado os cuidados necessários durante esse período, na qual surgem muitas praias, pedras, e o perigo aumenta na época de vazante.

A Marinha do Brasil alerta ainda, sobre a quantidade de passageiros em cada embarcação durante a viagem no rio, e os itens de segurança. A embarcação que for flagrada transportando um número de pessoas acima do permitido, o condutor será obrigado a retornar, podendo ser multado em até R$ 3.200.

Diariamente, as equipes realizam fiscalizações verificando se as embarcações possuem coletes salva vidas para todos os tripulantes, se estão em boas condições de uso, se o condutor é habilitado e as condições gerais da embarcação.

Em caso de irregularidades, por exemplo, a falta de colete salva-vidas para todos os tripulantes, a denúncia pode ser feita através do 185, no 99986-7549 ou 99987-064 , que uma equipe é enviada para averiguar a denúncia.