EsporteInteriorRondônia

Neste último domingo começaram os Jogos Intermunicipais em Cacoal

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) acontecem entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro, com disputas sendo realizadas em 12 locais diferentes.

Muita expectativa marcou a abertura dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) na noite de sexta-feira (30), na quadra do Ginásio Capitão Rui Luiz Teixeira, em Cacoal. Foi a primeira vez que as equipes e suas delegações se encontraram.

Na edição de 2019, 31 municípios enviaram suas delegações para disputar a 13ª edição dos Jogos. Ao todo, são mais de dois mil atletas que disputarão as 14 modalidades esportivas: Ciclismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo, Capoeira, Judô, Taekwondo e Karatê. Nas modalidade coletivas estão: Vôlei de Praia, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Futsal e Futebol 7 Society.

Segundo o superintendente da Juventude, Cultura, Esportes e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira, o JIR se tornou um evento de tamanha grandeza que movimenta o esporte e toda uma economia. “É uma responsabilidade muito grande, pois a cada ano o JIR se torna um evento maior, superando todas as expectativas. Estamos aqui para dar todo o suporte aos atletas. E é nesse sentido que, além de fomentar o esporte, o JIR traz toda uma movimentação na economia do município sede.

No caso, Cacoal está recebendo 2 mil atletas, que estão hospedados em boa parte dos hotéis do município,  estão se alimentando nos restaurantes de Cacoal e consumindo nos mais variados comércios locais”, destacou.

Entre os dois mil atletas está Hellen Elsie, de 24 anos, que representa Porto Velho nas modalidades de tênis de mesa e futsal. Esta é a primeira vez de Hellen no JIR e a jovem não esconde a expectativa. “Eu já havia participado de seletivas para o JIR, mas uma lesão me deixou de fora dos Jogos em outras oportunidades. Agora estou aqui e a expectativa é grande, estou feliz.
A realização dos Jogos é uma iniciativa mais do que necessária, pois por um bom tempo o esporte ficou adormecido em Rondônia. Mas graças a Deus foi retomado e ganha cada vez mais força, promovendo uma transformação social. É a competição esportiva de Rondônia e eu estou aqui, representando a minha cidade, Porto Velho”.Além dos atletas rondonienses, o JIR abre espaço para um intercâmbio esportivo. Conforme o regulamento, as delegações podem, em cada modalidade esportiva coletiva ter até 30% dos seus atletas convidados de outros estados e até de outros países.
Para o diretor da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal, Wellington Nunes, está iniciativa é importante não só por aumentar o nível técnico das competições, mas por possibilitar aos atletas uma verdadeira troca de experiências.
Delegação de Porto Velho nos Jogos Intermunicipais

Um desses atletas convidados é Andrews Nascimento, de 31 anos, que veio do Espírito Santo a convite da equipe de handebol de Cacoal. O atleta promete dar o seu melhor. “Nós ficamos muito felizes por sermos convidados e estamos muito satisfeitos por estar aqui. A organização do evento trabalha com seriedade e já notamos que o JIR é uma das grandes referências do esporte para Rondônia, um estado que não conhecíamos e já passamos a gostar, até mesmo do calor. Por isso vamos dar o nosso melhor, até porque já temos informações de que os atletas rondonienses são fortes”.

Fonte
Portal do Governo.RO
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios