Capital Destaques

Nível do rio Madeira está baixo e aumenta riscos à navegação

Foto: Leandro Moraes

De acordo com informações da Delegacia Fluvial de Porto Velho, o rio Madeira atingiu a cota de 4,60m, nesta segunda – feira (03), ascendendo um alerta para a navegação no local.

Ainda conforme a Delegacia, o rio de aproxima da cota de 4,0 m. Ao chegar neste nível, será implantado medidades de restrição à navegação no rio, na qual será publicada um portaria proibindo navegação noturna para comboios e para embarcações com caiado superior a 2,3 metros. O caiado é a distância entre o fundo da embarcação e a linha d’água.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Rio Madeira iniciou o período de vazante com níveis abaixo do normal. De acordo com a série histórica, em 90% dos anos, o nível das águas neste período foram maiores que os observados atualmente.

A condição, somada à análise dos modelos hidrológicos da região, permite projetar o período de pico da vazante em Porto Velho entre 24 de agosto e 26 de outubro, centrado no dia 25 de setembro. Além disso, o prognóstico indica que o Rio Madeira vai chegar ao final da vazante com cotas a serem registradas numa faixa de níveis bastante baixos.