Cultura Tecnologia

O Orkut voltou?

Durante as últimas horas, quem acessou o Google Play deve ter se deparado com um nostálgico aplicativo que supostamente havia voltado a loja do Android o Orkut a saudosistas  rede social, aparentemente surgiu um novo aplicativo que tenta ressuscitar a experiencia oferecida aos usuários a experiência dos antigos scraps, depoimentos e comunidades.

Em 2014, o Google resolveu enterrar o Orkut definitivamente, deixando disponível para os usuários da rede social uma ferramenta para backup dos dados que lá estavam. O aplicativo, que entrou na noite desta última sexta (06/03) na Play Store, utiliza o mesmo logo original do Orkut e segue à risca o design que todo brasileiro que viveu a internet nos anos 2000 conhece bem.

Na manhã do ultimo sábado (07/03), o assunto já estava entre os mais discutidos no Twitter, onde centenas de usuários estavam comemorando o suposto ‘comeback’ do Orkut. Segundo os dados da Google Play, o ‘novo Orkut’ já foi baixado em mais de 50 mil aparelhos e tem 309 avaliações de usuários que já se cadastraram no app.

Estão brincando com nossos sentimentos: um aplicativo que emula o Orkut apareceu na loja do Google e deixou muita gente empolgada, mas a empresa já esclareceu que esse não é um aplicativo oficial. O Orkut que está disponível na Play Store foi feito por um fã, e imita o visual da rede social perfeitamente, o que deixou uma galera muito feliz:

“Orkut.br não tem vinculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014”.

A rede social criada por Orkut Büyükkökten fazia tanto sucesso no Brasil que, em 2008, passou a ser gerenciada pelo Google Brasil em Belo Horizonte. O Orkut foi descontinuado pelo Google em 2014.

O suposto Orkut que surgiu na ultima semana, é apenas um aplicativo criado por fã, não possuindo nenhum vinculo com a Google ou com o seu criador original, e apenas um aplicativo que tenta emular a saudosa experiencia de uso da rede social que foi descontinuada em 2014, então que fique claro, o Orkut que conhecíamos nos anos 2000, acabou e esse agora e só uma copia, um aplicativo criado por fã.

veja a reação de internaltas com a suposta volta do Orkut:

Apesar de todo o saudosismo envolvido entre os criadores do aplicativo que homenageia o antigo Orkut, devemos ser bastante cautelosos com nossas informações pessoais. Toda rede social requer um perfil detalhado com nossos hábitos e outros dados relevantes, como cidade de residência, idade, nome completo e e-mail.

  • Fonte: JovemNerd.com/Canaltech.com