Destaques

Operação da Polícia Civil cumpre 31 mandados de prisão contra envolvidos em homicídios e tráfico

Detidos na Operação Manus Legis em RO — Foto: Gilmar de Jesus/Reprodução

Na manhã desta terça- feira (21), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, realizou a Operação Policial denominada “Manus Legis” para combater os crimes de Organização Criminosa, Associação para o tráfico e Tráfico de Drogas no município de Candeias do Jamari.

Ao total foram cumpridos 31 mandados de prisão temporária e 30 mandatos de busca e apreensão na região.

Conforme a 1ª Delegacia de Candeias do Jamari, as investigações que deram origem a Operação se iniciaram com o homicídio que vitimou “Leandro Araújo Prata”, 27 anos, executado em frente a sua residência no dia 03 de maio deste ano, por uma organização criminosa que visava dominar o comércio ilícito de tráfico de drogas no município. As investigações ainda apontam que houve mais três vítimas no mesmo período.

A facção queria impor a seguinte ordem: “Ou o traficante tornava-se membro facção ou teria que sair da cidade, caso contrário seria morto!”

O Delegado Jó Lopes da Silva, que presidiu as investigações informou que alguns mandados foram cumpridos no sistema prisional, em Porto Velho, tendo em vista que as ordens para os crimes vinham de apenados.

A Operação contou com apoio de Policiais do Departamento de Polícia Metropolitana, Departamento de Polícia Especializada e Departamento de Polícia do Interior.

O nome da Operação “Manu Legis” é um termo do latim que significa “mãos da Lei” e faz referência à atuação da Polícia Civil como a executora da lei para impor a ordem.