Brasil Saúde

Paciente de 97 anos com Covid-19 tem alta em hospital de São Paulo

Ela é uma das pacientes mais velhas que se tem notícia no Brasil. Durante o tratamento, ela quase foi intubada e levada para a UTI

Gina Dal Colleto Fernandes, de 97 anos, que foi internada no dia 1º de abril com sintomas graves da Covid-19, teve alta neste domingo (12), no hospital Vila Nova Star, em SP.

Ela é uma das pacientes mais velhas que se tem notícia no Brasil. Durante o tratamento, ela quase foi intubada e levada para a UTI.

De acordo com a médica Ludhmila Hajjar, a força da paciente, a boa estrutura hospitalar e a companhia da família fez toda a diferença no tratamento.

“Em dois dias de internação, ela estava sozinha e deprimida. Pedi que a filha Maria Helena viesse ficar com ela no hospital. Mudou tudo”, diz Ludhmila. “A filha já tinha tido Covid-19. Então pude deixá-la com acompanhante”, segue.

“Se não estivesse com a filha ao lado, ela não estaria bem. Não comia, estava revoltada. Quando chegou a Maria Helena, tudo mudou”, afirma a médica.

“Por isso temos que pensar em estratégias para os doentes que ficam sozinhos, de ter contato com a família por vídeo, FaceTime. A solidão piora muito o quadro”, diz Ludhmila.

Revista Fórum