Connect with us

Olá, tudo bem? O que você está pesquisando?

Capital

Palestra apresenta projeto turístico a representantes comunitários ligados ao fomento da cultura na capital

Com a finalidade de apresentar metodologias que fomentem a economia através do turismo de base comunitária, aconteceu na terça-feira (18), a palestra “Turismo de Base Comunitária na Ilha de Deus”.

Realizada de forma virtual, a palestra foi conduzida pelo empreendedor social, gestor de projetos e produtor cultural, Edy Rocha, diretamente de Recife-PE.

O Turismo de Base comunitária são ações ordenadas de forma estruturada que geram experiências aos turistas, agregando riqueza às viagens, além de gerar emprego e renda aos cidadãos.

Regiões como o Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais; Alter do Chão, no Pará; Vale do Paraíba do Sul, em São Paulo; e Ilha de Deus, no Recife; são exemplos de cidades que praticam o turismo de base comunitária.

Secretária da Semdestur falou da importância do evento“Nós convidamos vários líderes comunitários dos distritos de Porto Velho e do interior de Rondônia para participar deste evento. Muitos deles já praticam o turismo de base comunitário, mas não sabem que estão praticando. Então, a palestra de hoje é justamente para isso, trazer experiências estimulando o uso de novas ferramentas a fim de continuar avançando e fortalecendo nossa identidade cultural”, explicou a diretora do departamento de Fomento ao Turismo da Semdestur e idealizadora da palestra, Tatiana Sadeck.

“Para o turista vir até a nossa região, ele precisará vivenciar as experiências do dia a dia da comunidade, da rotina, da dança, da culinária. E isso será muito importante pra a gente porque ajudará a fomentar o turismo de base em nossa cidade”, disse a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, durante a abertura da palestra.

A Fecomércio, através do presidente, Raniery Araújo Coelho, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, possibilitou que essa troca de experiência entre os participantes da palestra fosse possível.

A Fecomércio contribui ativamente com o desenvolvimento turístico e econômico de Porto Velho e do estado de Rondônia, e é um dos grandes colaboradores e incentivadores de projetos turísticos. A exemplo, temos o Porto Velho Sport Fishing, que transformou Porto Velho na capital brasileira da pesca esportiva.

O encontro virtual, apoiado pela Federação dos Comércios de Rondônia (Fecomércio), contou também com a presença de representantes comunitários ligados à cultura de diversas regiões de dentro e fora do estado de Rondônia.

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Destaques

Em 13 de setembro de 1943, foi criado o Território Federal do Guaporé, pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. A política do Estado...