Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Paraguai registra 20ª morte somente este ano por dengue

O número de mortes por dengue no Paraguai aumentou para 20 somente este ano, quatro a mais do que as confirmadas há uma semana, enquanto outras 97 estão sendo investigadas para determinar se foram causadas pela doença, anunciou nesta sexta-feira o Ministério da Saúde do país.

Desde o início do ano foram confirmados 5.766 casos de dengue no Paraguai, com 78% provenientes de Assunção, sua região metropolitana e do Departamento Central, áreas que concentram a maior população do país.

O período também deixou um total de 106.217 notificações de casos suspeitos.

O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, disse durante a apresentação do último relatório, na sede do Ministério, que metade dos mortos tinha mais de 60 anos de idade.

Ele acrescentou que o sorotipo predominante na epidemia atual é o DEN-4, o mais leve.

A atual epidemia de dengue no Paraguai, a mais grave dos últimos anos, afetou até o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, e sua esposa Silvana López Moreira, que já se recuperaram.

De acordo com a mídia paraguaia, cidadãos estão reclamando do tempo de demora para serem atendidos nas clínicas médicas.

Os sindicatos educacionais também alertaram nesta semana que as aulas para alunos dos ensinos fundamental e médio, que começaram hoje, serão condicionadas pela dengue, pois muitos professores da Grande Assunção estão em licença médica por causa dessa doença.

No último relatório sobre números de dengue, o Serviço Nacional de Erradicação da Malária (Senepa) relatou que 95% das casas visitadas durante o trabalho de limpeza têm focos de dengue.

O governo insiste na conscientização dos cidadãos por meio de canais de rádio e mídia social, para alertar sobre o perigo do mosquito vetor e pedindo a limpeza para evitar a propagação de focos nas residências.

 

EFE – Assunção

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Rondônia

O avanço da covid-19 mantém Rondônia ainda em situação crítica para doença e a população precisa ficar atenta às restrições implementadas pelo Governo de...