Esporte

PELA PAZ – Justiça de RO realiza círculos de sensibilização em Escola de Porto Velho

O Rondoniense PELA PAZ - Justiça de RO realiza círculos de sensibilização em Escola de Porto Velho
O Rondoniense PELA PAZ - Justiça de RO realiza círculos de sensibilização em Escola de Porto Velho
Above

A difusão de uma cultura de paz, prevista na Resolução 225/2016 do CNJ, ganha força e espaço nas ações do Tribunal de Justiça de Rondônia que, por meio do 1º Juizado da Infância e da Juventude, realizou, na Escola Estadual Lydia Johnson de Macedo, do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho, Círculos de Sensibilização em Justiça Restaurativa. Participaram do evento todos os profissionais da Escola, representantes da Secretaria de Estado da Educação – Seduc e da Coordenadoria Regional de Ensino – CRE.
A ação é uma das iniciativas estratégicas da adoção de soluções de conflitos e está inserida no Termo de Convênio firmado entre o TJRO e o Governo do Estado, por intermédio da Seduc, para a implantação da metodologia da Justiça Restaurativa no âmbito das escolas estaduais. Atuaram na realização dos círculos a psicóloga Adauluce Coelho Jorge e as assistentes sociais Eliete Cabral de Lima e Wídia Suerlândia.
A Escola Lydia Johnson foi inaugurada em 2015 e é a primeira em Rondônia com o modelo padrão estabelecido pelo Ministério da Educação. Embora mantenha o formato da educação regular, é uma instituição de ensino médio em tempo integral com uma proposta pedagógica diferenciada, destinada a estudantes de idade entre 17 e 22 anos.
A metodologia e conteúdos diferentes alcançam um público com alguns conflitos sociais, evadido da sala de aula e desinteressado pelo modelo tradicional de educação. Busca-se, com a Justiça Restaurativa, recuperar a motivação e interesse dos alunos pelos estudos por meio da prática de atividades esportivas, tecnológicas e de inclusão social.

 

Fonte: O Rondoniene/TJ RO

Below