O Rondoniense
Capital Rondônia

Pesquisadora do CES Rioterra representa RO no Fórum Mundial da Mulher na Ciência

Realizado pela primeira vez fora do continente africano, o “Fórum Mundial da Mulher na Ciência” foi aberto nesta segunda-feira (10) na Academia Brasileira de Ciências no Rio de Janeiro. Rondônia está representado pela geógrafa Fabiana Barbosa, doutora na área de Análise e Planejamento Ambiental. O objetivo principal do evento é reunir pesquisadores de diversas partes do mundo para pensar no desenvolvimento sustentável.

O trabalho será exposto nesta quarta-feira (12) na 4ª Conferência Internacional para Mulheres em Ciência sem Fronteiras: Energia, Água, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente para o Desenvolvimento Sustentável, evento que ocorre dentro da programação do Fórum, que segue até dia 14.

Fabiana é Gerente de Geotecnologias e Pesquisa do Centro de Estudos Rioterra e está a frente  da pesquisa que analisa as causas que contribuíram para os diversos cenários de impacto na Amazônia, devidos principalmente, às ações de uso e ocupação dos solos na  região e avalia as consequências desses processos para as populações da região e seus reflexos sobre a paisagem.

A pesquisa desenvolvida através do projeto Plantar também investiga os desafios do que pode ser feito para estabelecer formas de uso e ocupação dos solos que observem a capacidade de suporte e suas aptidões, de acordo com cada ambiente local e suas populações.

11 de fevereiro,  Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência

A data foi estabelecida há quatro anos pelas Organização das Nações Unidas (ONU) durante um fórum sobre saúde feminina e desenvolvimento, organizado em parceria com a Royal Academy of Science International Trust (RASIT), em prol do acesso e da participação feminina plena e igualitária na ciência, da igualdade de gênero e do empoderamento de mulheres e meninas.

O Rondoniense/Assessoria

Below