Destaques Rondônia

Porto Velho e mais 23 municípios retornam a fase 1 do distanciamento social

O Governo de Rondônia publicou no Diário Oficial do Estado na noite desta segunda-feira (29), uma portaria conjunta reclassificando Porto Velho e mais 23 municípios para a Fase 1 do plano “Todos por Rondônia”. A Fase que 1 permite apenas a abertura de serviços essenciais e de parte do comércio com serviços de retirada ou entrega em domicílio.

De acordo com a Portaria Conjunta nº 11, as cidades devem fechar o comércio a partir desta quarta-feira (1º/07), durante 14 dias.

O decreto que estabeleceu o plano “Todos por Rondônia” tem como um dos parâmetros para evolução e retroação dos municípios nas fases de reabertura das atividades ao final do período de 14 dias. Um dos critérios para estabelecimentos das fases é a taxa de ocupação de leitos de UTI da macrorregião de saúde. Porto Velho, por exemplo, ultrapassou os 80% de ocupação de leitos com pacientes de covid-19, atingindo um índice superior ao limite máximo estabelecido pelo decreto estadual.

A reclassificação de Porto Velho para a fase 1 do plano havia sido acordada entre o governador Marcos Rocha e o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, durante audiência judicial realizada na manhã de ontem (29), em Porto Velho.

A retroação de fase foi uma contrapartida sugerida pelo governador em resposta à ação movida pela Prefeitura de Porto Velho, pedindo em caráter liminar a cassação do decreto estadual que permitiu a reabertura do comércio e a decretação do lockdown por mais 14 dias na Capital.

Veja abaixo, os municípios que voltam a Fase 1 do plano a partir desta quarta-feira:

  1. Porto Velho
  2. Ariquemes
  3. Guajará-Mirim
  4. Jaru
  5. Machadinho D’Oeste
  6. Buritis
  7. Nova Mamoré
  8. Candeias do Jamari
  9. Cujubim
  10. Alto Paraíso
  11. Campo Novo de Rondônia
  12. Itapuã do Oeste
  13. Governador Jorge Teixeira
  14. Ji-Paraná
  15. Vilhena
  16. Cacoal
  17. Rolim de Moura
  18. Pimenta Bueno
  19. Ouro Preto do Oeste
  20. Espigão do Oeste
  21. São Miguel do Guaporé
  22. Alta Floresta do Oeste
  23. Presidente Médici
  24. Pimenteiras do Oeste
Veja a Portaria na íntegra aqui .