Destaques

Porto Velho e mais 41 cidades voltam para a fase 3 do isolamento social; boates e casas de shows serão fechadas

O Governo do Estado de Rondônia, alterou neste sábado a fase de distanciamento social em Rondônia como forma de enfrentamento ao Coronavírus.  Através da Portaria Conjunta nº 26, que já está em vigor, a colocação da cidade de Porto Velho para a Fase 3 do Plano Todos por Rondônia e mais 41 cidades, em virtude ao aumento de casos ativos de Covid-19 e a consequente sobrecarga na ocupação de leitos hospitalares.

Além da Portaria, o Estado publicou o decreto 25.585 que proíbe a abertura de casas de shows e boates na fase 3 do distanciamento social.

As cidades de Ariquemes e Theobroma permanecem na fase 4. Já Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Alta Floresta D’Oeste, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste, São Miguel do Guaporé, Vale do Paraíso e Pimenta Bueno ficarão na fase 2.

O decreto permite na fase 3 a abertura de bares, balneários com capacidade de lotação de até 50% da capacidade desses locais, mas devem fechar às 23 horas. Cinemas, teatros e museus podem abrir com capacidade de 50%, sendo vedado o consumo de alimentação e bebidas dentro do ambiente de salas e instalações. Todos os serviços de eventos e afins devem funcionar com capacidade máxima de 50%, não podendo ultrapassar a capacidade de 200 pessoas. Casas de shows e boates ficam totalmente proibidas de realizarem suas atividades.

Também estão proibidas na fase reuniões com mais de 16 pessoas, cursos e afins para pessoas com menos de 18 anos, cursos e afins com mais de 16 pessoas, área de lazer de condomínios e serviço de eventos e afins acima de 201 pessoas.

Resta lembrar, por importante e oportuno que é, que os municípios que retroagiram em sua fase, em especial o município de Porto Velho, que este fato decorreu do aumento de casos ativos e ocupação de leitos. Entretanto, segundo as autoridades de saúde de Rondônia, não há motivo para preocupação, mas apenas para cuidado, visto que Estado está adotando medidas pontuais para o combate ao vírus, que inclui até o remanejamento de algumas atividades da Fase 4 para a Fase 3 com medidas sanitárias de ação concreta.

As informações detalhadas sobre o conjunto das atividades autorizadas e vedadas, por Fase, em todo Estado podem ser obtidas no Portal do Governo do Estado de Rondônia através do link http://www.rondonia.ro.gov.br/nova-classificacao-dos-municipios-de-rondonia.