Capital

Porto Velho inicia mobilização rumo a 9ª conferência municipal de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) e o Conselho Municipal de Saúde iniciaram, na última segunda-feira (18/2), o calendário de mobilização, nos distritos da zona rural para a realização da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece de 10 a 12 de abril, com o tema ‘Democracia e Saúde’.

São oito equipes, formadas por servidores municipais e conselheiros, que têm como missão, nesse primeiro momento, visitar as unidades básicas de saúde dos distritos, para divulgar e mobilizar a comunidade para as pré-conferências que começam em março, um mês antes da conferência.

O adjunto da Semusa, Marcus Vínicius de Oliveira, está integrando uma das equipes de mobilização que vai visitar oito distritos. Ele destacou a importância da participação popular. “Nessa visita, estamos identificando atores locais que tenham representatividade na comunidade, para fazer esse chamamento público para as pré-conferências que serão realizadas em todos os distritos que estamos visitando”.

Cartazes são afixados nos locais mais frequentados pelos moradores e, de acordo com uma das mobilizadoras, Cleide Silva Davy, as pessoas já demonstraram interesse em participar. “Isso é muito bom, eles já querem saber qual a programação das pré-conferências”.

Pré-conferências

As pré-conferências são um momento fundamental para que a população de cada região apresente suas demandas locais, referentes à saúde, para que essas questões sejam debatidas na conferência municipal.

“Nas pré-conferências, serão eleitos os delegados. Eles terão oportunidade de apresentar propostas para fortalecer o serviço de saúde que é oferecido na localidade”, destacou João Aramyo, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Comdecom

Comentários

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios