Capital Rondônia

Porto Velho inicia segunda fase de testes com população sintomática

As unidades de saúde estão abertas nesta sexta feira para atender exclusivamente estes serviços

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) montou uma força tarefa para a realização de testes rápidos na população sintomática, ou seja, aqueles que possuem sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Todas as unidades básicas de saúde da Capital e também distritos estão abertas durante o feriado prolongado (quinta-feira e sexta-feira), exclusivamente para esse serviço.

Na manhã de quinta-feira (11), a secretária titular da Semusa, Eliane Pasini, visitou as unidades e constatou uma grande movimentação, porém sem aglomerações devido ao protocolo de atendimento estabelecido pelos profissionais. Na Zona Sul, as unidades com maior público eram Renato Medeiros, no bairro Cidade do Lobo, e Nova Floresta, bairro Novo Horizonte. Juntas, as duas unidades atenderam quase mil pessoas somente na quinta-feira.

A Semusa disponibilizou equipes médicas em todas as unidades para atender os pacientes positivados pelo teste. Casos leves foram direcionados para casa com medicamento ou receituário médico, se necessário de acordo com avaliação médica. “Os pacientes estão sendo acolhidos e orientados conforme as necessidades individuais de cada um”, explica a secretária Eliana Pasini.

Esta é a segunda etapa do projeto Mapeia Rondônia, encabeçado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Treze mil testes foram distribuídos nesta etapa, sendo nove mil direcionadas para a força tarefa. Outros oito mil testes foram aplicados na população de Porto Velho entre os dias 4 a 8 de junho.

Unidades fechadas nesta sexta-feira

Devido a grande procura no primeiro dia, seis unidades aplicaram todo o teste disponível, de forma que não abrirão nesta sexta-feira (12), ponto facultativo no município de Porto Velho. São elas: Castanheira, Caladinho e Renato Medeiros, todas na Zona Sul, e ainda Vila Princesa, São Sebastião e Maurício Bustani. Outras 13 unidades continuarão o trabalho nesta sexta-feira das 8h às 18h ou até finalizar o estoque de teste.

Testes Aplicados

Até às 17h do primeiro dia da segunda fase, a Semusa contabilizou 1.800 testes aplicados nas 19 unidades de saúde da Capital. Os dados da primeira fase ainda são parciais, vez que unidade rurais e distritos ainda estão realizando os testes da primeira fase e algumas unidades ainda estão inserindo seus dados na plataforma. Até agora, foram lançados no sistema do SUS a realização de 3.939 testes, sendo 1.133 positivos.

Comdecom