Mundo

Portugal impõe quarentena a quem chegar ao país

A partir da semana que vem, pessoas que chegarem a Portugal precisarão ficar 14 dias isoladas; país já havia determinado restrições à circulação.

A autoridade de saúde pública de Portugal anunciou nesta sexta-feira (20) que a partir da semana que vem todos os que entrarem no país precisarão passar por uma quarentena de 14 dias.

Casos de baixo risco, avaliados por autoridades locais, serão as exceções.

“Vamos anunciar uma nova regra. A partir da semana que vem, quem entrar em Portugal precisará ficar em isolamento por 14 dias”, disse Graça Freitas, do serviço de saúde.

Ela não especificou quando começa a valer a medida, e se não cumpri-la implicará um crime.

Outros países adotaram medidas semelhantes.

“As autoridades de saúde nos pontos de entrada serão autorizadas a fazer uma avaliação mais precisa do risco e abrir exceções”, ela afirmou.

Portugal tem 1.020 casos confirmados de coronavírus e seis mortes.

Estado de emergência

O país decretou estado de emergência na quarta-feira (18) para combater a pandemia. As empresas não fundamentais foram forçadas a interromper as atividades e as que podem seguir devem restringir a capacidade de atuação.

Na sexta-feira, as pessoas fizeram filas em farmácias e supermercados, respeitando um metro de distância uma da outra.

Alguns dos idosos afirmaram que não deveriam esperar na fila comum. A recomendação é para que as pessoas com mais de 70 só saiam de casa para adquirir bens essenciais. Os outros cidadãos devem evitar sair de casa, mas podem ir ao trabalho, auxiliar a família e acompanhar crianças, entre outras atividades tidas como essenciais.

O Ministério da Saúde afirmou que espera que o número de casos de coronavírus aumente exponencialmente até o fim de abril, ao menos.

Fonte: G1