Capital Rondônia

Praça Jonathas Pedrosa aos poucos está sendo desocupada; sábado prefeitura realizará limpeza completa

Após a manifestação dos vendedores ambulantes na praça Jonathas Pedrosa, na área central de Porto Velho, ao poucos o local começa a ser desocupado.

Na manhã da última quinta – feira (07), vendedores ambulantes realizaram uma manifestação devido a determinação de desocupação no local. A Prefeitura de Porto Velho informou que estava acatando uma determinação do Ministério Público Estadual como forma de enfrentamento ao Coronavírus. Na manifestação houve um princípio de confusão, quando os camelôs foram alertados de que deveriam sair ou teriam os materiais destruídos.

A Prefeitura disse que vai aguardar que os camelôs encerrem a retirada de seus materiais e no sábado vai providenciar limpeza completa do local, que poderia ser foco de Coronavírus.

Informações da Prefeitura

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos e do Departamento de Posturas Urbanas, atendeu o Ministério Público Estadual para a retirada de todas ocupações irregulares em logradouros públicos, com ênfase na Praça Jonathas Pedrosa. Na manhã desta quinta-feira fiscais da municipalidade estiveram com os microempreendedores ambulantes, negociando a saída dos mesmos, para fazer cumprir solicitação do MP.

Antes do decreto de calamidade pública, a Prefeitura já estava planejando a retirada dos vendedores ambulantes, tanto que os mesmos já tinham sido notificados do que seria realizado. Na ocasião foi feito um acordo para que não trabalhassem no local, considerado inapropriado e por não ter condições e nem controle sanitário.

Outra situação que foi acordado entre a Prefeitura e os ambulantes é que durante vigência do decreto não poderiam funcionar, por não estarem incluídos no critério de serviço essencial. Alguns ambulantes descumpriram o decreto, o que motivou o Ministério Público solicitar que a Prefeitura resolvesse a situação.

A Prefeitura mais uma vez, através do Departamento de Posturas Urbanas notificou todos os ambulantes para que retirassem seus materiais, porque a Praça seria limpa pela Prefeitura. Nessa quinta-feira não foi feita nenhuma apreensão de mercadoria, mas apenas feito pedido para que os ambulantes retirassem seus produtos.

A Prefeitura disponibilizou veículos para levar as mercadorias dos ambulantes para onde eles quisessem, no entanto alguns ainda resistiram e descumpriram o Ministério Público. Quando a pandemia passar, a Prefeitura vai realocar todos os ambulantes em um local apropriado com banheiros químicos fora da Praça Jonathas Pedrosa, onde eles terão infraestrutura adequada para trabalhar.