O período para solicitar o voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18) em Rondônia. O prazo estava aberto desde julho e os eleitores que não estarão em seu domicílio eleitoral nos dias 2 e 30 de outubro, dias das eleições, precisam solicitar o serviço à Justiça Eleitoral.
Se o eleitor mudou de localidade ou estará viajando na data da eleição, o voto em trânsito é a opção para não perder o direito de eleger os seus representantes estaduais e federais. O serviço é disponibilizado apenas para capitais e cidades com mais de 100 mil eleitores ativos.
As eleições de 2022 possuem cinco cargos em disputa: presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. O eleitor que estiver apenas em outra cidade, mas no mesmo estado do seu domicílio eleitoral, pode votar em todos os cargos. Porém, se estiver em outro estado, o voto permitido é apenas para presidente.
Embora o pedido de voto em trânsito só seja possível para deslocamentos dentro do Brasil, pessoas com título de eleitor cadastrados no exterior que estejam presentes no Brasil e tenham feito a solicitação, podem votar para presidente.
A solicitação não pode ser feita pela internet. Por isso os pedidos devem ser feitos nos cartórios eleitorais de forma presencial informando onde deseja votar. Em Porto Velho, todas as zonas eleitorais estão aptas para voto em trânsito.
Fonte: Por g1 RO