Destaques Economia

Preço da gasolina aumenta pela 5ª vez nos postos esta semana

Above

Os preços médios da gasolina nos postos brasileiros avançaram levemente nesta semana pela quinta vez consecutiva, após a Petrobras elevar o produto nas refinarias duas vezes em novembro, apontaram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na sexta-feira (29).

Nas bombas, o preço médio da gasolina subiu 0,3% ante a semana anterior, para 4,428 reais por litro.

A Petrobras elevou o valor médio da gasolina nas refinarias em cerca de 2,8% e 4%, em 19 e 27 de novembro, respectivamente, em meio a um avanço do dólar e do combustível no mercado internacional. Os ajustes foram feitos depois de 50 dias sem mudanças no preço do combustível pela empresa.

Já o diesel caiu levemente pela terceira semana seguida, para 3,708 reais por litro, recuo de 0,05%.

A Petrobras tem reiterado que sua política de preços para a gasolina e o diesel segue o princípio da paridade de importação, formada pela cotação internacional dos produtos mais os custos que importadores, como transporte e taxas portuárias.

O repasse dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final nos postos não são imediatos e dependem de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

O etanol, concorrente direto da gasolina nas bombas, subiu 0,8% na semana passada, para 3,005 reais por litro.

O Rondoniense/Reuters

Below