O Rondoniense
Capital Rondônia Saúde

Prefeitura anuncia plano de ação de cuidado na rede de educação contra o coronavírus

O trabalho de conscientização de higienização das mãos e servidores acima de 60 anos foram liberados por 15 dias. A Prefeitura de Porto Velho, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, está se mobilizando para esclarecer e conscientizar funcionários e servidores da Secretaria da Educação, bem como, no âmbito escolar os alunos e pais, sobre os cuidados para prevenção ao Coronavírus.

O trabalho que está sendo realizado é de conscientização com distribuição de cartilhas; intensificação dos cuidados de higienização das mãos e uso do álcool em gel. Também há determinação de que servidores acima de 60 anos de idade sejam liberados a partir desta terça-feira (17/03), por 15 dias e orienta para que permaneçam em casa por ser o grupo mais vulnerável ao vírus.

Plano de Contingência para Infecção Humana pelo novo Coronavírus

O Documento em questão apresenta o Plano de Contingência para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), com a indicação de ações por parte da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, objetivando prevenir a contaminação pelo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Saúde Escolar/SEMED está se mobilizando para esclarecer e conscientizar funcionários servidores e da Secretaria, bem como no âmbito escolar, alunos e pais da rede Municipal de Ensino para prevenção ao Coronavírus. O Governo Brasileiro, através do Ministério da Saúde e MEC (Ministério da Educação) ativou operações de emergências.

2. ANÁLISE

2.1. O Programa Saúde na Escola (PSE) foi lançado em 2007 com o objetivo de desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças com os educandos de escolas públicas, a partir da articulação e planejamento conjunto das equipes de saúde e de educação básica no território.
2.2. O PSE visa contribuir para o fortalecimento de ações que integrem as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades e que ampliem a articulação de saberese experiências no planejamento, na realização e na avaliação das iniciavas para alcançar o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de educação básica e que apoiem o processo formativo dos profissionais de saúde e educação de forma permanente
e continuada.
2.3. Desde o final de 2019, foi descoberto um novo agente do Coronavírus após casos registrados na China, chamada de COVID-19. O Corona vírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e intestinais, levando ao desenvolvimento de sintomas do resfriado comum, no entanto, podem eventualmente levar a infecções graves em grupos de risco, idosos e crianças.
2.4. O Governo Brasileiro, através do Ministério da Saúde, ativou em 22 de janeiro de 2020, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Corona vírus (COE – nCoV), estratégia prevista no Plano Nacional de Resposta às Emergências em Saúde Pública.
2.5. Considerando que as escolas são ambientes com a circulação de muitas pessoas e que as crianças são um grupo mais vulnerável para o desenvolvimento de doenças, solicitamos a ampla divulgação das recomendações para prevenção do contágio do novo Coronavírus:
2.6. Os principais sintomas conhecidos em caso de infecção por esse vírus são: febre, tosse e dificuldade de respirar. Os casos suspeitos devem ser encaminhados à Atenção Primária.
2.7. O Ministério da Saúde também lançou o aplicativo Corona vírus – SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre a COVID-19.
2.8. Diariamente, o Ministério da Saúde atualiza os dados acerca do número de casos de Corona vírus 2019 (COVID19) no Brasil. Os dados estão disponíveis na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (IVIS).

Providência : Plano de Ação/SEMED:

1. Trabalho de conscientização no dia nas Escolas, Bibliotecas, Centros de Artes, Sede SEMED, por meio da distribuição de Cartilhas, para intensificar o cuidado com a higienização das mãos e o uso de álcool em gel;
2. Determinação de que Servidores acima de 60 anos de idade serão liberados a partir do dia 17/03/2020, por 15 dias a contar desta data, o governo estabelece que se mantenham em casa por ser o grupo mais vulnerável ao vírus.
3. Determinação de que Servidores da Rede Municipal que fizerem viagens Nacionais ou Internacionais, deverão no retorno a Porto Velho, ficar 7 dias de quarentena antes de retornar as atividades nas Escolas ou qualquer setor da Rede, ou por 15 dias, caso apresente sintomas;
4. Suspender as viagens para fora do Estado, por um período de 30 dias;
5. Suspender por um período de 30 dias, visitas e consultorias de pessoas de fora do Estado de Rondônia e do Interior do Estado na Rede Pública Municipal;
6. Suspender pelo prazo de 15 (quinze) dias, podendo ser prorrogadas por iguais períodos, as atividades educacionais em todas as Escolas da rede Municipal de Ensino e Centros Municipais de Arte. A suspensão das aulas na rede pública Municipal deverá ser compreendida como recesso/férias escolares do mês de julho e terá início a partir do dia 17 de março de 2020. A determinação de suspensão segue as mesmas recomendações do Decreto N° 24.871, de 16 de março de 2020, do Governo de Estado de Rondônia. O recesso/férias escolares terá duração máxima de 15 (quinze) dias corridos, independente do quantitativo de dias de recesso constante no calendário escolar da unidade de ensino;
7. Todas as Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal e Centros Municipais de Artes realizarão no dia 17 de março, uma ampla divulgação e conscientização para alunos, Famílias e Servidores, sobre o motivo da suspensão das atividades e principalmente sobre como se prevenir do coronavírus, inclusive solicitando que fiquem reclusos em casa pelo mesmo período da suspensão das atividades escolares. A ida do aluno neste dia 17 fica facultado à decisão dos pais e os mesmos terão faltas abonadas para este dia;
8. Realizar os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar, após o retorno das aulas, contando a suspensão na prática, a partir do dia 18/03;
9. Suspender as aulas do Pré-Enem em todos os Polos a partir do dia 17 de março de
2020;
10. Recomendação para População via Cartilha e Redes Sociais: Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; Cobrir o nariz e a boca ao tossir; Manter os ambientes bem ventilados; Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; Não compartilhar objetos pessoais como copos e talheres; Evitar a presença de pessoas doentes em aglomerações; Evitar aglomerações;
11. Cancelar todos os eventos da Secretaria Municipal de Educação com mais de 100 pessoas, por um período de 30 dias.

  • Fonte: Comdecom
Below