Capital Destaques Educação

Prefeitura garante que haverá transporte escolar rural

Integraram a comitiva do prefeito, o adjunto da secretaria geral de governo, Devanildo Santana, os vereadores Edwilson Negreiros (presidente da Câmara), Jacaré, Tiãozinho, Izaque Machado, Dá Silva, Maurício Carvalho e Joelna Holder.
Above
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (27), o prefeito do município de Porto Velho, Hildon Chaves, juntamente com os vereadores da Câmara Municipal, foram recebidos pelo Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rodrigo Sergio Dias, na qual garantiram a concretização para a municipalidade uma frota própria de ônibus que realizará do transporte escolar dos alunos da zona rural de Porto Velho.

Durante meses, instalou no município uma crise no transporte escolar rural, prejudicando milhares de alunos que moram, em pelo menos, 12 comunidades.  Durante os últimos meses, a responsabilidade do transporte escolar passou a ser alvo de operação devido supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (Semed), passando a responsabilidade para o Governo de Rondônia através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), depois retornando para o município.

Comunidades chegaram se organizaram e acamparam na Câmara Municipal  com a finalidade de pressionar a Prefeitura para que o problema do transporte escolar rural fosse resolvido. Somente no mês de novembro, diversos moradores e lideranças invadiram o Poder Legislativo Municipal por dias vezes.

Segundo a Prefeitura, o problema do transporte escolar rural foi resolvido, certificando nesta última ida à Brasília. Hildon e demais vereadores afirmaram que haverá uma frota própria, garantindo mais respeito e dignidade para alunos dos distritos de Porto Velho, que dependem do ônibus para chegar até a escola, porém esta solução será somente para 2020. “Estamos agora nas últimas tratativas para concretizarmos a compra desses ônibus para o nosso transporte escolar e vai ser um novo momento, antes e depois dessa aquisição de ônibus”, disse o prefeito Hildon Chaves após reunião com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em Brasília (DF), Rodrigo Dias.

Below