Capital Rondônia

Prefeitura lança Campanha PVH sem Fumaça

Comdecom

Os telefones para denúncia de queimadas são: Corpo de Bombeiros – 193, SEMA – 0800 647 1320 e 98423-4092.

A Prefeitura de Porto Velho lançou nesta terça (18) a campanha de combate às queimadas, “PVH sem Fumaça”, por meio da Secretaria Municipal de Integração e sua Subsecretaria de Meio Ambiente. O objetivo é intensificar as ações de conscientização junto à população para o combate às queimadas e preservação do Meio Ambiente. A Semi/Sema mantém um trabalho permanente de educação ambiental em parceria com escolas, associações comunitárias, organizações sociais, entidades públicas e privadas, empresas, etc.

Pela manhã houve uma reunião no Prédio do Relógio para o lançamento da campanha, ocasião na qual estiveram presentes vários órgãos e entidades, como Defesa Civil, Sepog, Ibama, Corpo de Bombeiros, Sema, Semi, Departamento de Desenvolvimento Distrital, Emater e Semusb, dentre outros.

Para representar o prefeito Hildon Chaves, o secretário adjunto de Governo Devanildo Santana falou sobre a importância da conscientização da população sobre as queimadas urbanas. “Cada um precisa fazer sua parte evitando pequenas queimadas em casa ou em terrenos baldios, e se caso souber de algo do tipo faça denúncia. Não colabore com esse crime, até mesmo nesse momento de pandemia que estamos vivendo com postos de saúde lotados, e isso seria mais um motivo para agravar a saúde da população. Precisamos fazer uma autoavaliação de forma educativa e denunciar ajudando no combate às queimadas”.

A campanha “PVH sem Fumaça” aborda as consequências que as queimadas podem causar na economia, no meio ambiente e na saúde, com vistas ao cenário atual de pandemia. Não se trata apenas do dano ao meio ambiente no âmbito rural e urbano, que na maioria dos casos é irreversível, mas também em relação ao dano à saúde da população, que é principalmente de crianças e idosos nos postos de saúde devido às consequências da umidade relativa do ar e à fumaça oriunda das queimadas.

O subsecretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Alexandro Miranda destacou o ano atípico por conta da pandemia, mas a campanha não deixou de ser feita e os trabalhos continuam a ser realizados. A fiscalização da secretaria continua com as atividades de monitoramento através de um canal específico definido para a comunicação do Corpo de Bombeiros. O número da Sema para denúncias é 0800 647 1320 e whatsapp 98423-4092.

O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193 sendo o principal número para atendimento das denúncias das queimadas, os encaminhamentos das ocorrências são feitos pela sala de situação do Corpo de Bombeiros para a fiscalização da Sema, garantindo que a devida apuração seja feita.

O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Gilvander Gregório de Lima, disse que a parte que cabe aos Bombeiros é receber a denúncia e no combate direto das queimadas, extinguir focos, mas o trabalho de conscientização da população é muito importante para saúde de todos.

Historicamente, as queimadas urbanas ocorrem principalmente pela queima do lixo doméstico, folhas e para a limpeza inadequada de lotes baldios. Já na área rural a maioria das queimadas está relacionada a limpeza de pastagem e abertura de novas áreas para plantio agrícola.

Essas práticas, além de aumentar a poluição do ar, causam danos nas redes de energia e telefone e afeta diretamente a saúde da população. É preciso ter consciência da população para não fazer queimadas e denunciar caso saiba de alguma queimada pelos telefones: 193 Bombeiros, 0800 647 1320 Sema e 98423-4092.

Comdecom