Presidente dos EUA, Donald Trump 26/08/2019 REUTERS/Christian Hartmann
Destaques Mundo politica

Presidente Trump diz estar tomando hidroxicloroquina há dias! Veja vídeo.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse nesta tarde em entrevista que todos ficariam surpresos em saber quantas pessoas da linha de frente da saúde estão tomando a hidroxicloroquina, antes até de contrair o vírus.

Em seguida, disse: “Por acaso eu estou tomando. Estou tomando. Hidroxicloroquina. Agora mesmo, sim! Comecei a tomar há algumas semanas.”

Afirmou, ainda, após ser questionado por jornalistas sobre o porquê estaria tomando o medicamento, o seguinte: “Porque acho que é bom, ouvi muitas histórias boas.”

Na contramão, a Sociedade Brasileira de Imunologia tornou público, na data de hoje (18/5/2020), Parecer Científico sobre a utilização da Cloroquina/Hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19.

Em seu conteúdo, o trecho principal que retrata o posicionamento da SBI em relação a essa questão do uso da hidroxicloroquina assim dispôs:

Baseados nas evidências atuais que avaliaram a utilização da hidroxicloroquina para a terapêutica da COVID-19, a Sociedade Brasileira de Imunologia conclui que ainda é precoce a recomendação de uso deste medicamento na COVID-19, visto que diferentes estudos mostram não haver benefícios para os pacientes que utilizaram hidroxicloroquina. Além disto, trata-se de um medicamento com efeitos adversos graves que devem ser levados em consideração. Desta forma, a SBI fortemente recomenda que sejam aguardados os resultados dos estudos randomizados multicêntricos em andamento, incluindo o estudo coordenado pela OMS, para obter uma melhor conclusão quanto à real eficácia da hidroxicloroquina e suas associações para o tratamento da COVID-19. Estudos multicêntricos prospectivos com uma maior abrangência amostral e desenhados de forma randomizada e duplo-cego são necessários para diminuir o viés de interpretação dos resultados obtidos para prover a comunidade científica e médica do suporte necessário para conclusões definitivas sobre a utilização da hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil, na data de hoje, registra 254.220 casos confirmados de covid-19, com 100.459 pacientes recuperados e 16.792 óbitos.

 

Fontes dos dados: sbi.org.br, Ministério da Saúde

Vídeo: redes sociais