As primeiras 740 doses da vacina contra Covid-19 chegaram em Ariquemes (RO) cerca de 30 horas depois que o avião com o imunizante pousou em Porto Velho. Ariquemes fica 202 km distante da capital e foi o último Centro Regional a receber a CoronaVac.
Durante a cerimônia de entrega das doses, o primeiro ariquemense foi vacinado: Agamenon Campos Souza, de 75 anos. Ele é médico pediatra, exerce a profissão há mais de 30 anos no hospital infantil da cidade e é o profissional mais antigo em atuação no município.
A vacinação oficial está prevista para começar na quinta-feira (21), com os profissionais do Centro de Afecções Respiratórias (CAR), que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus.
O Ministério Público Estadual (MP-RO) em Ariquemes, acompanhou todo o procedimento de chegada das doses e vacinação simbólica, pois fiscaliza a execução do plano de vacinação anti-covid no município.
De acordo com o órgão, há denuncias sobre a intenção de algumas pessoas em “furar a fila da vacinação”. Entre essas pessoas estariam ocupantes de cargo ou função pública, familiares de profissionais da saúde e influentes nas áreas política e econômica no município.
O MP, inclusive, abriu um procedimento de fiscalização para “que as fases da vacinação contra a Covid-19 se concretizem de uma forma transparente e rigorosa, respeitando a ordem pré-definida”.
