Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Produzida na Rússia, EpiVacCorona pode dar imunidade por pelo menos 6 meses

A EpiVacCorona, vacina contra o novo coronavírus que está sendo desenvolvida na Rússia, pelo Centro Estatal de Pesquisa de Virologia e Biotecnologia Vektor, poderá ter imunidade de, ao menos, seis meses, afirmou nesta sexta-feira o chefe do departamento de infecções do instituto, Alexandr Rizhikov.

O cientista explicou, durante entrevista coletiva, que a conclusão foi feita a partir da análise em primatas, e avaliou que a expectativa é que a duração seja a mesma.

“A vacinação será sazonal, a frequência de repetição está sob investigação, mas pelo menos será necessário inocular novamente os seis meses ou talvez 10 meses”, explicou o chefe do departamento de infecções.

Segundo o especialista, após a segunda dose da vacina, a imunidade será mais estável. Posteriormente, a repetição da imunização seria necessária “uma vez a cada três anos”, segundo indicou Rizhikov.

O chefe do departamento de infecções do Centro Estatal de Pesquisa de Virologia e Biotecnologia Vektor afirmou que as primeiras doses serão aplicadas na população russa a partir de 10 de dezembro, embora a campanha de vacinação em massa só vá começar em 2021, sendo voluntária e gratuita.

Segundo Rizhikov, foram produzidas até o momento 25 mil doses da vacina, que foi registrada oficialmente em 14 de outubro e está na última fase de testes clínicos.

“A produção da vacina do Centro Vektor está aumentando semana a semana. Seremos capazes de fazer até 5 milhões de doses por ano, com as capacidades existentes”, disse.

A segunda vacina russa pode ser armazenada por até dois anos, a temperaturas entre 2 e 8 graus, de acordo com o cientista, que revelou que os dados preliminares sobre o antídoto serão publicados “em breve”.

Além da EpiVacCorona, está sendo desenvolvida na Rússia a Sputnik V, pelo Centro Gamaleya de pesquisas epidemiológicas e microbiologia, assim como pelo Fundo de Fundo de Investimentos Diretos do país.

Por EFE

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

Falta de matéria-prima importada ameaça fabricação de imunizantes contra a covid no país. IFA que chegaria esta semana para o Butantan só desembarca na...