Connect with us

Hi, what are you looking for?

Rondônia

Professora de Ariquemes ganha prêmio nacional de educação infantil sobre boas práticas durante a pandemia

Ainda em adaptação com a nova realidade escolar, a professora Drielly Santos de Souza, da Escola Municipal de Educação Infantil Madre Tereza, de Ariquemes, foi uma das vencedoras do “Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia”, iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Itaú Social. O objetivo é de inspirar ações que fazem a diferença na educação das crianças durante a pandemia do coronavírus.

Este é o segundo prêmio nacional que a escola recebe por trabalhos realizados por seus docentes e, com a ajuda de toda a equipe do colégio, a professora conseguiu se destacar com a adaptação da história dos três porquinhos.

Com o fechamento das escolas públicas desde março de 2020, por conta da pandemia de covid-19, professores e equipes pedagógicas dos municípios estão tendo que usar da criatividade para manter o aprendizado dos pequenos, mesmo sem o contato físico.

No vídeo “minha casa é o melhor lugar”, enviado pela professora aos alunos, ela conta uma história adaptada dos 3 porquinhos para as crianças, fazendo uma alusão entre o lobo mau e a covid-19, mostrando que não importa do que a sua casa é feita, ela é o lugar mais seguro para se estar. Posteriormente, pediu que as famílias gravassem vídeos mostrando o dia a dia de cada aluno.

“Mandei a história para as crianças e pedi que elas gravassem vídeos mostrando suas casas e o seu dia a dia. A partir disso, as crianças puderam ter uma convivência virtual e puderam perceber que a realidade de cada uma é diferente da outra”, explicou a professora.

Segundo ela, o exercício gerou empatia entre as famílias. As crianças perceberam que alguns colegas as diversidades, inclusive econômica, e, então, criou-se uma corrente de ajuda entre os mais afortunados para os que estão em um momento mais difícil financeiramente.

De acordo com Joelma Nunes, coordenadora da Escola Municipal Madre Teresa, a premiação foi um reconhecimento não apenas para Drielly, mas para toda equipe docente da instituição. “A Drielly foi uma grande parte desta ação, mas, todos ajudaram um pouco, desde a orientação sobre a premiação até a confecção dos bonequinhos usados no vídeo”.

Ela se diz muito orgulhosa de sua equipe e agradece a Secretaria de Educação do município e também a prefeita Carla Redano. “No fim das contas, podemos dizer que foi um esforço conjunto da escola junto à Secretaria e com muito apoio da prefeitura que, mesmo em época de pandemia, não tem deixado de auxiliar na educação”.

O presidente da AROM, prefeito Célio Lang, parabeniza a prefeitura de Ariquemes pela premiação e destaca o esforço dos professores nesse período de pandemia. “Estamos há mais de um ano nessa situação de aulas à distância e a dificuldade é para todos os municípios. E nossos professores realmente têm se esforçado, trabalhado para manter o interesse dos alunos pela escola e garantir a aprendizagem, sabemos que é difícil, por isso, essa iniciativa da professora Drielly merece aplausos”, enaltece.

O Prêmio

O Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a Pandemia é uma iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Itaú Social, com o objetivo de valorizar os profissionais que trouxeram soluções inovadoras e evidenciar as boas práticas que estão sendo realizadas com as crianças e suas famílias no contexto da pandemia.

A premiação recebeu mais de 700 vídeos de todo o país e, destes, 100 foram vencedores do prêmio no valor de R$1 mil e 5 foram destaques, incluindo a professora Drielly. Cada premiado também receberá um curso promovido pelo Instituto Singularidades de 40 horas on-line com atividades síncronas e assíncronas sobre a BNCC e a educação infantil.

AROM

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

Falta de matéria-prima importada ameaça fabricação de imunizantes contra a covid no país. IFA que chegaria esta semana para o Butantan só desembarca na...