Capital Destaques Educação

Professores da UNIR discutem Fake News e Democracia em evento nesta quinta (20)

Uma parceria entre professor dos cursos de Ciências Sociais e Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia colocará em discussão, nesta quinta-feira, dia 20, no auditória da UNIR-Centro, as relações entre Fake News, Democracia e Imprensa. O evento, que é aberto à toda a comunidade de Porto Velho, vai reunir estudante de Ciências Sociais, Jornalismo e de cursos das humanidades interessados em questões fundamentais do mundo contemporâneo, especialmente com as implicações da circulação de informações e os impactos da qualidade destas informações nas relações sociais, entre elas os processos eleitorais.

De acordo com o professor Vinícius Miguel, a iniciativa surgiu exatamente da evidente presença de práticas de comunicação que impactam diretamente a maneira com os cidadãos percebem a sociedade em que vivem. Para ele, uma vez que é através das informações que recebem que as pessoas formam suas opiniões, a presença cada vez maior das Fake News coloca em risco a capacidade que todos tem de discernir o que é fato do que não é. Segundo Miguel, esta “É, hoje, uma das ameaças à Democracia, de modo que a Universidade precisa participar dessa construção”.

E um dos modos encontrados pela UNIR para construir um espaço crítico para abordar a questão entre as liberdades, que são fundamentais, e as falas que extrapolam até mesmo os fatos, como é o caso das Fake News, é abrir espaços de discussão como o que acontecerá nesta quinta-feira, a partir das 19h. Além de Vinícius Miguel também haverá a fala do professor Sandro Colferai, do curso de Jornalismo da UNIR. “O Jornalismo tem tido papel central, e ganhado cada vez mais relevância na medida em que se torna clara a presença cada vez maior das Fake News em todos os lugares”, diz Colferai, para quem em um cenário de tantas incertezas o papel do Jornalismo se torna ainda mais relevante: “Ainda que haja ataques constantes à prática profissional, é o jornalista o profissional que deve checar os dados e dar informações seguras à sociedade”.

Serviço

O que: Palestra Fake News, Democracia e Imprensa

Quem: Vinícius Miguel (Doutor em Ciência Política); Sandro Colferai (Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia)

Onde: Auditória da UNIR-Centro

Quando: Quinta-feira (20/02), 19h

Público: estudantes e toda a comunidade de Porto Velho

O Rondoniense (Com informações da Assessoria/Unir)