Siga nossas redes sociais!

Hi, what are you looking for?

Capital

Profissionais de saúde das UPAS Sul e Leste são vacinados contra a Covid-19

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e outros profissionais de saúde que trabalham na linha de frente em contato com pacientes com coronavírus nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Velho foram vacinadas contra a Covid-19, nesta quarta-feira (20).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) imunizou cerca de 500 profissionais nas duas unidades. A vacinação aconteceu durante todo o dia dentro das unidades e foi realizada pela equipe itinerante de vacinadores do setor de Imunização da Semusa.

Vacinar esse público em seu ambiente de trabalho será a estratégia utilizada para beneficiar todos os profissionais de saúde de Porto Velho, tanto da rede pública quanto privada.

Pedro Augusto Paula do Carmo foi um dos vacinados na UPA Leste. Enfermeiro há 20 anos, está desde o início da pandemia no setor de isolamento na unidade, em contato com pacientes que apresentam a forma mais grave da doença. É um dos 46 mil portovelhenses que contraíram o vírus e para ele, receber a vacina representou uma boa sensação de dever cumprido.

“Antes de mais nada o profissional de saúde precisa ter zelo pela sua própria saúde. Cuidar do outro em situação de pandemia requer desprendimento pessoal e autocuidado. Sabemos que é o início de um processo de prevenção para reduzir riscos e agravos relacionados a Covid-19. Então, a vacina é essencial e a mudança de hábitos também, pois quando a gente se preserva estamos preservando o outro”, expressou o enfermeiro.

Segundo o diretor da UPA Leste, Luciano de Lima Martins, cerca de 60% dos profissionais de saúde da unidade positivaram para a Covid-19, com um óbito registrado. Ter a vacina no momento em que os casos estão novamente em alta representa “um certo alívio, pois assim conseguiremos cuidar dos
pacientes com Covid com maior zelo, reduzindo riscos de uma possível infecção”, explicou.

Na UPA Sul, referência no atendimento de pacientes com sintomas moderados e graves da Covid-19, trabalham mais de 300 profissionais de saúde, sendo 250 na linha de frente aptos para serem imunizados. Segundo a diretora da unidade, Veridiana Pedrosa, 141 deles contraíram a doença, entre eles a primeira pessoa vacinada em Porto Velho, a auxiliar de enfermagem Fátima Leitão.

“Um dia eu falei aqui na UPA para os colegas que queria ser a primeira vacinada, mas nunca nem imaginei que se tornaria realidade. Estamos todos com esperança que a vacina seja o início do fim dessa doença que causa tantos sofrimentos nas pessoas”, enfatizou.

A odontóloga Maria das Graças de Souza Moraes, que há 22 anos é profissional de saúde da rede municipal, recebeu a vacina nesta terça-feira. Na UPA Sul, onde atua há seis anos, trabalha na realização do teste de RT-PCR para detecção da Covid-19 em todos os pacientes suspeitos que passam pelo pronto atendimento.

“Peço que as pessoas deem um voto de confiança á pesquisa, à ciência, e que percebam o empenho e o comprometimento dos profissionais que desenvolveram a vacina em trazer uma melhor qualidade de vida à população. Espero que em breve a vacina esteja disponível para toda a população”, anseia a odontóloga.

SAMU

Os primeiros profissionais de saúde da linha de frente a receberem a vacina contra a Covid-19 em Porto Velho foram os que atuam do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realiza o transporte de pacientes com a doença. Cerca de 150 servidores receberam o imunizante, entre eles o enfermeiro Marcos Cesar que em 2020 contraiu a forma grave da doença e precisou ser intubado por 12 dias.

“Estou me sentindo mais forte como profissional para trabalhar em prol da população neste momento de incertezas. É uma honra pra mim sendo rondoniense, profissional da saúde da linha de frente ser um dos primeiros a tomar a vacina, essa classe que hoje sofre para ajudar pessoas a
sobreviver desse vírus que mostrou para o mundo que não importa gênero, cor, raça ou religião, todos nós seres humanos somos iguais”.

Na continuidade do cronograma de vacinação dos profissionais de saúde da linha de frente, a equipe de vacinadores itinerantes estará no Hospital de Campanha Regina Pacis, Policlínica Ana Adelaide, CERO, Policlínica José Adelino e Cievs.

Superintendência Municipal de Comunicação – SMC

Comente
Avatar
Escrito por:

Você pode gostar

Capital

Na última segunda – feira (1º), a Petrobrás anunciou mais um reajuste de preças para as refinarias. Este é o quinto aumento nos preços...

Capital

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, firmou em Brasília, nesta terça-feira (02), protocolo de intenções para aderir ao consórcio público que será instituído...

Capital

A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta terça-feira (2) o edital para o cadastramento dos artistas locais. O objetivo é credenciar esses profissionais para...

Destaques

No início da tarde desta terça- feira (2), o Governo de Rondônia publicou o Decreto nº 25.853/21, que segundo o Executivo Estadual, impõe medidas...