Connect with us

Hi, what are you looking for?

Destaques

Profissionais de saúde e indígena são os primeiros a serem vacinados

Karina Zingra, Márcio James e Elivar Karitiana serão as primeiras pessoas vacinadas contra Covid-19 em Rondônia. — Foto: Jefferson Carvalho/Rede Amazônica

Na manhã desta terça – feira (19), o governo de Rondônia aplicou as primeiras doses da CoronaVac, a vacina emergencial aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra o coronavírus.

Os primeiros vacinados foram dois profissionais de saúde e um indígena, logo depois do avião pousar na Base Aérea em Porto Velho. A médica Karina Zingra, o enfermeiro Márcio James e o líder indígena Elivar Karitiana  receberam o imunizante ainda na Base Aérea em um solenidade que ocorreu logo após a chegada das vacinas.

Conheça os imunizados

Karina Zingra, médica do Hospital de Campanha na capital, foi convidada pelo estado para ser uma das primeiras vacinadas. O secretário Fernando Máximo, da Sesau, foi quem aplicou o imunizante em Karina.

Outro profissional que recebeu a dose da vacina foi o enfermeiro Márcio James Jorge Santos, do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Márcio mora no estado desde 1994 e contou que o convite para ele tomar a vacina CoronaVac foi feito pela gerência do Cemetron. Ele contou que já pegou coronavírus e agora se sente mais seguro.

O indígena Elivar Karitiana, de 37 anos, também foi convidado para ser um dos primeiros vacinados contra o coronavírus em Rondônia. Elivar é uma das lideranças que mais trabalhou em prol dos indígenas no estado de Rondônia

“É muita felicidade, alívio, um momento único. Sei que a vacina vai controlar o vírus, pois vai aumentar a imunidade das pessoas. Perdemos muitas pessoas queridas, lideranças indígenas importantes, nossas bibliotecas vivas, que são nossos idosos que já se foram”, afirma Elivar.

 

Rondônia foi o último estado brasileiro a receber a vacina contra Covid-19. O voo com 49 mil doses da CoronaVac pousou na Base Aérea em Porto Velho por volta das 9h50 desta terça-feira.

Plano de vacinação

O Governo informou que as primeiras pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Rondônia serão as que fazem parte de grupos prioritários, considerados mais vulneráveis ou mais expostos à doença. No planejamento estadual foram divididos quatro fases:

  • Primeira fase: Trabalhadores de Saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena acima de 18 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 102 mil pessoas.
  • Segunda fase: pessoas de 60 a 64 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 70 até 74 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 141 mil pessoas.
  • Terceira fase: Pessoas com comorbidades, como: diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Fazem parte desse grupo cerca de 120 mil pessoas.
  • Quarta fase: Trabalhadores educacionais, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Fazem parte desse grupo aproximadamente 28 mil pessoas.

Faça um comentário

Você pode gostar

Capital

Fundado oficialmente apenas em 1914, o bairro Triângulo é o mais antigo de Porto Velho, abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré,...

Capital

Realizado nesta quarta – feira (07), um leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), na qual foram leiloados 22 aeroportos em 12...

Capital

Profissionais de saúde que estão em atividade nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes diagnosticados com a Covid-19 continuam sendo imunizados pela...

Brasil

Falta de matéria-prima importada ameaça fabricação de imunizantes contra a covid no país. IFA que chegaria esta semana para o Butantan só desembarca na...