Connect with us

Olá, tudo bem? O que você está pesquisando?

Destaques

Profissionais de saúde e indígena são os primeiros a serem vacinados

Karina Zingra, Márcio James e Elivar Karitiana serão as primeiras pessoas vacinadas contra Covid-19 em Rondônia. — Foto: Jefferson Carvalho/Rede Amazônica

Na manhã desta terça – feira (19), o governo de Rondônia aplicou as primeiras doses da CoronaVac, a vacina emergencial aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra o coronavírus.

Os primeiros vacinados foram dois profissionais de saúde e um indígena, logo depois do avião pousar na Base Aérea em Porto Velho. A médica Karina Zingra, o enfermeiro Márcio James e o líder indígena Elivar Karitiana  receberam o imunizante ainda na Base Aérea em um solenidade que ocorreu logo após a chegada das vacinas.

Conheça os imunizados

Karina Zingra, médica do Hospital de Campanha na capital, foi convidada pelo estado para ser uma das primeiras vacinadas. O secretário Fernando Máximo, da Sesau, foi quem aplicou o imunizante em Karina.

Outro profissional que recebeu a dose da vacina foi o enfermeiro Márcio James Jorge Santos, do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Márcio mora no estado desde 1994 e contou que o convite para ele tomar a vacina CoronaVac foi feito pela gerência do Cemetron. Ele contou que já pegou coronavírus e agora se sente mais seguro.

O indígena Elivar Karitiana, de 37 anos, também foi convidado para ser um dos primeiros vacinados contra o coronavírus em Rondônia. Elivar é uma das lideranças que mais trabalhou em prol dos indígenas no estado de Rondônia

“É muita felicidade, alívio, um momento único. Sei que a vacina vai controlar o vírus, pois vai aumentar a imunidade das pessoas. Perdemos muitas pessoas queridas, lideranças indígenas importantes, nossas bibliotecas vivas, que são nossos idosos que já se foram”, afirma Elivar.

 

Rondônia foi o último estado brasileiro a receber a vacina contra Covid-19. O voo com 49 mil doses da CoronaVac pousou na Base Aérea em Porto Velho por volta das 9h50 desta terça-feira.

Plano de vacinação

O Governo informou que as primeiras pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Rondônia serão as que fazem parte de grupos prioritários, considerados mais vulneráveis ou mais expostos à doença. No planejamento estadual foram divididos quatro fases:

  • Primeira fase: Trabalhadores de Saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena acima de 18 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 102 mil pessoas.
  • Segunda fase: pessoas de 60 a 64 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 70 até 74 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 141 mil pessoas.
  • Terceira fase: Pessoas com comorbidades, como: diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Fazem parte desse grupo cerca de 120 mil pessoas.
  • Quarta fase: Trabalhadores educacionais, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Fazem parte desse grupo aproximadamente 28 mil pessoas.
Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Destaques

Em 13 de setembro de 1943, foi criado o Território Federal do Guaporé, pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. A política do Estado...