Mundo

Rainha Elizabeth II completa 94 anos

A rainha Elizabeth II em foto de 21 de outubro. — Foto: Yui Mok / Pool / AFP

Palácio de Buckingham marcou data com publicação no Twitter. Monarca também mandou mensagem à polícia canadense por atuação em um ataque, há dois dias, que deixou 16 vítimas. Aniversário da rainha começa uma série na família real.

A rainha Elizabeth II completou 94 anos nesta terça-feira (21). O Palácio de Buckingham, residência oficial da monarca, marcou a data com publicação no Twitter. A rainha cancelou as celebrações oficiais do aniversário por causa da pandemia de Covid-19.

No post, o palácio usou um pequeno vídeo com imagens da rainha com a família quando era mais nova, ainda princesa. A irmã da rainha, a princesa Margaret, que morreu em 2002, também aparece nas filmagens.

“Chefe da Comunidade, chefe das Forças Armadas, chefe de Estado em 16 países e a monarca que reinou por mais tempo na história britânica. Esposa, mãe, avó e bisavó. Feliz aniversário, Sua Majestade!”, publicou o palácio.

A Comunidade, também chamada de Comunidade das Nações e antes Comunidade Britânica das Nações, é uma associação livre de Estados soberanos que engloba o Reino Unido e várias de suas ex-colônias, que escolheram manter laços de amizade e cooperação prática. A Nova Zelândia e a Austrália fazem parte da Comunidade, além do Canadá.

Mensagem à polícia canadense

Rainha Elizabeth II chega em igreja para cerimônia em janeiro de 2020 — Foto: Joe Giddens / PA via AP

A rainha também aproveitou o aniversário para agradecer aos policiais que atuaram em um ataque a tiros no último domingo (19) na Nova Escócia, no leste canadense. 16 pessoas morreram no ataque, além do assassino, tornando o incidente um dos piores na história moderna do país, segundo o jornal “The Guardian”.

“Príncipe Philip e eu ficamos profundamente entristecidos pelos eventos terríveis na Nova Escócia, e enviamos nossas condolências às famílias, amigos e colegas daqueles que perderam a vida”, disse Elizabeth, segundo a publicação feita também no Twitter. A monarca e o príncipe são casados desde 1947.

“Também presto homenagem à coragem e ao sacrifício dos oficiais da Polícia Montada Real e outros serviços policiais que responderam de forma altruísta a esses ataques devastadores, e aos serviços de emergência que estão apoiando os que foram feridos e atingidos”, acrescentou a rainha.

“Meus pensamentos e orações estão com as pessoas da Nova Escócia e do Canadá neste momento trágico”, disse Elizabeth.

O aniversário da rainha marca o começo de uma série na família real: na quinta (23), será a vez de um dos bisnetos dela, o príncipe Louis, que completa 2 anos. Depois, vem a princesa Charlotte, também filha de William e Kate, no dia 2 de maio: ela fará 5 anos. Quatro dias depois, no dia 6, será a vez de Archie, filho de Meghan e Harry, que completará 1 ano. Os três dividem o tempo entre Reino Unido e Canadá depois que o casal anunciou, em janeiro, que deixaria as obrigações junto à realeza.

Homenagens da família

Outros membros da família real britânica também enviaram desejos de feliz aniversário à rainha: o príncipe William e a duquesa Kate e o príncipe Charles e a duquesa Camilla.

G1