Início Capital Rede Municipal de Ensino abre oficialmente ano letivo em Porto Velho

Rede Municipal de Ensino abre oficialmente ano letivo em Porto Velho

Creche Mãe Margarida, que está sendo ampliada, foi escolhida para o evento

O Rondoniense Rede Municipal de Ensino abre oficialmente ano letivo em Porto Velho
O Rondoniense Rede Municipal de Ensino abre oficialmente ano letivo em Porto Velho

Com a presença de pais, vereadores, secretários municipais, servidores e do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, foi oficialmente aberto o ano letivo das escolas municipais. O evento aconteceu na manhã desta última quarta-feira (6/2), na unidade de Educação Infantil Mãe Margarida, no bairro Jardim Santana, setor Leste da cidade. A escola atende 350 crianças, com idades entre 3 e 5 anos e gerou, para este ano, 114 novas vagas. Outras três novas salas estão sendo construídas e devem ser entregues até março.

O secretário municipal de Educação, César Licório, destacou os diversos investimentos que o Município vem realizando no setor de educação e que tem elevado a qualidade no ensino dos alunos e proporcionado a qualificação de seus profissionais. “Através da educação, toda vida se transforma, e queremos garantir que as mais de quarenta mil crianças matriculadas em nossa rede de ensino, possam ter um futuro digno, que se tornem grandes profissionais e que ajudem a melhorar nossa sociedade. É por isso que estamos ampliando escolas, entregando uniformes e kits escolares, climatizando as salas de aulas, oferecendo uma merenda escolar de qualidade e capacitando nossos servidores. Em dois anos já pudemos constatar o resultado de todo esse investimento. Saímos de uma estagnação do IDEB que já durava 10 anos e esse ano a tendência é ultrapassar a média”, disse ele.

A secretária adjunta da Semed, Gláucia Negreiros, reforçou as palavras do titular da pasta, destacando que o setor está comemorando novas conquistas. “Nossas crianças receberão uniformes novos nos próximos meses; tivemos o aumento da per capta do Programa Municipal de Alimentação Escolar – PMAE, de R$ 0,15 para R$ 0,30 centavos, por aluno, ou seja, 100% de aumento, o que vai garantir um cardápio ainda mais saboroso e nutritivo para nossas crianças e, consequentemente, vai ajudar no desenvolvimento delas. Teremos, em no máximo sessenta dias, duas novas escolas gerando mais de mil vagas e tem muita novidade boa vindo por ai, resultado de um trabalho comprometido desta gestão”, enfatizou.

ORGULHO

O prefeito Hildon Chaves se disse emocionado em ver a grande participação os pais e familiares na abertura do ano letivo, o que para ele demonstra o entrosamento da família com a escola. “Quanto mais a família estiver perto, mais saberemos como atuar e colheremos juntos os frutos dos investimentos que estamos fazendo. Me sinto imensamente orgulhoso dos avanços que conquistamos, a exemplo da extinção do que considerava a ‘fila da vergonha’, onde os pais e familiares tinham que dormir na porta das escolas para ter a chance de conseguir uma vaga. Aquilo era um absurdo, uma grande humilhação. E conseguimos acabar com isso. No primeiro ano nossas equipes fizeram tudo manualmente, hoje é tudo on line e, para os que tem dificuldade com a tecnologia ou não possuem acesso, disponibilizamos pólos para atendê-los. Ninguém precisa mais passar por esse constrangimento”, relatou.

SAÚDE ESCOLAR

Hildon destacou ainda que, em 2019, a rede de ensino receberá uma atenção especial no que diz respeito à saúde dos estudantes. “Já temos programadas mil consultas oftalmológicas com a previsão de entrega gratuita de óculos para nossas crianças. Além disso, teremos a disponibilização de exame de audiometria para avaliar a audição das mesmas. Queremos que eles recebam toda a atenção necessária para que nada os impeça de aprender. Queremos crianças com saúde, bem alimentadas, num ambiente seguro e confortável”, frisou.

EMENDAS PARLAMENTARES

O prefeito agradeceu às parcerias que a prefeitura vem recebendo e que tem sido de fundamental importância para a oferta de um ensino de qualidade. “Quero agradecer aos vereadores, deputados estaduais e federais que estão destinando suas emendas para a melhoria das nossas escolas. Destaco aqui o trabalho do deputado Anderson Pereira que destinou 145 mil reais para a construção de três novas salas na escola Mãe Margarida; ao deputado Aélcio Costa, que destinou verba para construção de 3 novas salas de aula em cinco escolas, três delas já concluídas e em uso; ao ex-deputado Jesuíno Boabaid, que destinou recurso para a compra de aparelhos de ar condicionado, o que vai garantir um ambiente climatizado e mais confortável para nossas crianças; e ao deputado federal Expedito Neto, que destinou recurso para a construção de uma quadra de esportes para a creche Mãe Margarida. Temos a expectativa que essas parcerias cresçam ainda mais e, com isso, teremos uma educação de referência em todo o Estado”, concluiu.

Comdecom