Coringa foi um dos destaques do Oscar 2020, principalmente por Joaquin Phoenix ter vencido na categoria de Melhor Ator, se tornando o segundo a ganhar uma estatueta por interpretar o Palhaço do Crime, sendo o primeiro Heath Ledger em Batman: Cavaleiro das Trevas.
Porem não é de hoje que filmes de super heróis sempre estiveram presentes na maior premiação de cinema do mundo, e até saíram vitoriosos algumas vezes, as vezes!
Superman (1979)
O primeiro a garantir uma estatueta dourada foi Superman, o clássico de 1979 que teve Christopher Reeve no papel do kryptoniano. Ao todo, o filme foi indicado em quatro categorias diferentes e venceu apenas uma, a de Melhor Efeito Visual. Na época, o prêmio foi dado como merecido pela maior parte da crítica especializada e pelo público. Afinal, não era comum ver pessoas voarem nos filmes 40 há anos atrás!
Batman (1989)
O Batman de 1989, dirigido por Tim Burton tem efeitos visuais limitados, sendo mais focado no uso de maquiagens, cenários e figurinos reais para a montagem da cidade de Gotham e a caracterização dos personagens. tanto visual do Coringa de Jack Nicholson, quanto a caracterização do Batman, interpretado por Michael Keaton, que eram bem surpreendestes para a época. Por conta desse cuidado, o filme foi indicado para Melhor Direção de Arte no Oscar de 1990 e acabou vencendo, desbancando o favorito daquele ano, Conduzindo Miss Daisy.
Homem-Aranha 2 (2004)
A primeira estatueta dourada para um herói da Marvel veio com Homem-Aranha 2, o segundo filme da trilogia dirigida por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire. Ao todo, o longa foi indicado a três categorias diferentes, mas saiu vitorioso apenas em Melhor Efeito Visual, vale lembrar que a cena do trem em movimento, em que o Teioso batalha contra o vilão o Dr Octopos, foi muito comentada na época, e até hoje impressiona.
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Batman: O Cavaleiro das Trevas, o segundo capítulo da trilogia do diretor Christopher Nolan, fez história ao ser indicado em oito categorias no Oscar 2010 e sair vitorioso em duas. O filme ganhou por Melhor Edição de Som e, como era de se esperar na época, por Melhor Ator Coadjuvante pela atuação de Heath Ledger como o Coringa que se tornou o primeiro ator de um filme de super herói a vencer uma estatueta dourada pela atuação.
Esquadrão Suicida (2016)
Apesar de controverso Esquadrão Suicida, levou a estatueta dourada para casa, apesar das polêmicas envolvidas no longa, e as duras criticas que ele levou em seu lançamento, tanto por fãs quanto pela critica especializada, o filme foi indicado para a categoria Melhor Maquiagem e conseguiu arrebatar o prêmio, superando o favorito Star Trek: Sem Fronteiras.
Homem-Aranha no Aranhaverso (2019)
Em 2019 foi o ano em que os heróis da Marvel brilharam no Oscar. Desde seu lançamento, Homem-Aranha no Aranhaverso arrancou críticas de todos os lados, principalmente por conta de seu visual que foi feito cartunesco, mesclando animação 3D com com técnicas de desenhos 2D, o que deu ao filme um visual surpreendente.
E não deu outra! O filme animado ganhou o prêmio de Melhor Animação sem muita dificuldade, superando com folga os outros indicados como Os Incríveis 2 e WiFi Ralph: Quebrando a Internet.
Pantera Negra (2019)
Ainda na edição de 2019, o longa Pantera Negra foi indicado a sete categorias diferentes, sendo o primeiro filme de super herói a concorrer na categoria de Melhor Filme. Apesar de não ter ganhado na categoria principal, conseguiu arrebatou três prêmios técnicos, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Trilha Sonora, se tornando até então o filme que mais conseguiu arrecadar prêmios em uma unica noite.
Coringa (2020)
O que finalmente nos leva ao mais recente sucesso de critica e publico do gênero até então, o longa Coringa, dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix no papel principal como o Coringão, o que lhe rendeu o Oscar de melhor ator, e o filme também ganhou merecidamente pela trilha composta pela musicista Hildur Guðnadóttir, curiosamente indicado a 11 categorias da premiação, feito inédito até então a um filme baseado em um personagem de quadrinhos, conseguindo levar dois prêmios.
Um fato curioso e que todos os longas cujo o personagem Coringa esta envolvido, conseguiram levar pelo menos um premio, o Batman (1989), Batman: Cavaleiros das Trevas (2008), Esquadrão Suicida (2016) e agora o Coringa, pelo visto a academia gosta mesmo do palhaço.
- JovemNerd.com/Omelete.com