Cultura Filmes

Relembre todos os filmes de super heróis que já ganharam um Oscar

Coringa foi um dos destaques do Oscar 2020, principalmente por Joaquin Phoenix ter vencido na categoria de Melhor Ator, se tornando o segundo a ganhar uma estatueta por interpretar o Palhaço do Crime, sendo o primeiro Heath Ledger em Batman: Cavaleiro das Trevas.

Porem não é de hoje que filmes de super heróis sempre estiveram presentes na maior premiação de cinema do mundo, e até saíram vitoriosos algumas vezes, as vezes!

Superman (1979)

 

O primeiro a garantir uma estatueta dourada foi Superman, o clássico de 1979 que teve Christopher Reeve no papel do kryptoniano. Ao todo, o filme foi indicado em quatro categorias diferentes e venceu apenas uma, a de Melhor Efeito Visual. Na época, o prêmio foi dado como merecido pela maior parte da crítica especializada e pelo público. Afinal, não era comum ver pessoas voarem nos filmes 40 há anos atrás!

Batman (1989)

 

Batman de 1989, dirigido por Tim Burton tem efeitos visuais limitados, sendo mais focado no uso de maquiagens, cenários e figurinos reais para a montagem da cidade de Gotham e a caracterização dos personagens. tanto visual do Coringa de Jack Nicholson, quanto a caracterização do Batman, interpretado por Michael Keaton, que eram bem surpreendestes para a época. Por conta desse cuidado, o filme foi indicado para Melhor Direção de Arte no Oscar de 1990 e acabou vencendo, desbancando o favorito daquele ano, Conduzindo Miss Daisy.

Homem-Aranha 2 (2004)

 

A primeira estatueta dourada para um herói da Marvel veio com Homem-Aranha 2, o segundo filme da trilogia dirigida por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire. Ao todo, o longa foi indicado a três categorias diferentes, mas saiu vitorioso apenas em Melhor Efeito Visual, vale lembrar que a cena do trem em movimento, em que o Teioso batalha contra o vilão o Dr Octopos, foi muito comentada na época, e até hoje impressiona.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

 

Batman: O Cavaleiro das Trevas, o segundo capítulo da trilogia do diretor Christopher Nolan, fez história ao ser indicado em oito categorias no Oscar 2010 e sair vitorioso em duas. O filme ganhou por Melhor Edição de Som e, como era de se esperar na época, por Melhor Ator Coadjuvante pela atuação de Heath Ledger como o Coringa que se tornou o primeiro ator de um filme de super herói a vencer uma estatueta dourada pela atuação.

Esquadrão Suicida (2016)

 

Apesar de controverso Esquadrão Suicida, levou a estatueta dourada para casa, apesar das polêmicas envolvidas no longa, e as duras criticas que ele levou em seu lançamento, tanto por fãs quanto pela critica especializada, o filme foi indicado para a categoria Melhor Maquiagem e conseguiu arrebatar o prêmio, superando o favorito Star Trek: Sem Fronteiras.

Homem-Aranha no Aranhaverso (2019)

 

Em 2019 foi o ano em que os heróis da Marvel brilharam no Oscar. Desde seu lançamento, Homem-Aranha no Aranhaverso arrancou críticas de todos os lados, principalmente por conta de seu visual que foi feito cartunesco,  mesclando animação 3D com com técnicas de desenhos 2D, o que deu ao filme um visual surpreendente.

E não deu outra! O filme animado ganhou o prêmio de Melhor Animação sem muita dificuldade, superando com folga os outros indicados como Os Incríveis 2 e WiFi Ralph: Quebrando a Internet.

Pantera Negra (2019)

 

Ainda na edição de 2019, o longa Pantera Negra foi indicado a sete categorias diferentes, sendo o primeiro filme de super herói a concorrer na categoria de Melhor Filme. Apesar de não ter ganhado na categoria principal, conseguiu arrebatou três prêmios técnicos, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Trilha Sonora, se tornando até então o filme que mais conseguiu arrecadar prêmios em uma unica noite.

Coringa (2020)

O que finalmente nos leva ao mais recente sucesso de critica e publico do gênero até então, o longa Coringa, dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix no papel principal como o Coringão, o que lhe rendeu o Oscar de melhor ator, e o filme também ganhou merecidamente pela trilha composta pela musicista Hildur Guðnadóttir, curiosamente indicado a 11 categorias da premiação, feito inédito até então a um filme baseado em um personagem de quadrinhos, conseguindo levar dois prêmios.

Um fato curioso e que todos os longas cujo o personagem Coringa esta envolvido, conseguiram levar pelo menos um premio, o Batman (1989), Batman: Cavaleiros das Trevas (2008), Esquadrão Suicida (2016) e agora o Coringa, pelo visto a academia gosta mesmo do palhaço.

  • JovemNerd.com/Omelete.com