Destaques Rondônia

Rondônia aumenta o número de assassinatos, diz levantamento

Dados da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), mostra que somente no mês de março, o estado de Rondônia, registrou 42 assassinatos registrados, destes crimes, 40 foram oriundos de homicídios dolosos e 2 de latrocínios.

Com esses números, Rondônia supera o estado do Amazonas em relação a taxa de crimes por 100 mil habitantes. Rondônia ficou em 2,36 assassinatos a cada 100 mil habitantes, enquanto Amazonas a taxa foi de 1,36.

O aumento de assassinatos no estado, com estes números, sobe para 10%, em relação ao mês anterior (fevereiro) que foi contabilizado 38 mortes, conforme o índice nacional do Monitor da Violência.

Estatísticas

Em todo o país houve um crescimento considerável no número de mortes. Segundo o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), o crescimento de assassinatos durante a pandemia é preocupante, mas ainda não é possível apontar as causas por trás da violência. No entanto, a hipótese está relacionada a um aumento nos conflitos entre grupos criminosos.