Destaques Rondônia

Rondônia está em 17º lugar no ranking de isolamento social, diz secretário

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda – feira (25), o secretário de estado da saúde, Fernando Máximo, alertou a população sobre a importância do isolamento social.

Segundo o secretário, Porto Velho está entre os piores índices de distanciamento coletivo, e em um ranking divulgado, mostrou que a capital de Rondônia está em 17º lugar, ou seja, um percentual que varia entre 41% a 43% de pessoas que respeitam o isolamento social.

Fernando Máximo disse que essa colocação não é favorável para Rondônia e que a cada dia têm aumentado o número de casos confirmados, internados e mortos.  Ele comentou que “quem precisa levar o pão para casa” não é o problema, e sim, populares que aglomeram na frente de suas casas, sem necessidade, inclusive sem máscaras.

“Eu acho que o índice de infecção está menor para quem está indo trabalhar e tomando todos os cuidados de quem está ali na rua sem tomar cuidado algum e sem necessidade. É com estas pessoas que precisamos falar: Vamos nos cuidar! Já tem muita gente morrendo!”, frisa Máximo.

O secretário ainda pediu que as pessoas procurem evitar aglomerações, pois os números de ocupação de leitos, principalmente em Porto Velho, estão em estado crítico.

Leitos em porcentagem crítica

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do estado de Rondônia, estão cada dia mais lotados, segundo Fernando Máximo. No Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) a cota de UTI já atingiu 100%, na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) a taxa está em 71,4% e no Hospital Samar a cota está em 93, 3%.

Os leitos clínicos também estão com percentual alto. No Cemetron os leitos clínicos já atingem 95%, no Hospital Samar 58% e no Hospital Santa Marcelina 90%.

Secretário ainda falou que aguarda a abertura de novos leitos clínicos e de UTI na primeira semana no mês de junho para atender pacientes com Covid -19. Uma das entregas será a parceria da Assembleia Legislativa (ALE) de Rondônia com o Hospital de Amor que ofertará 49 leitos clínicos e 12 leitos de UTI novos, e também será entregue a primeira etapa do Hospital Regina Pacis que ofertará 70 novos leitos.

Percentual de cura nos municípios.

O secretário de saúde falou sobre a taxa de recuperação de pessoas que contraíram coronavírus. Em Porto Velho este percentual é de 37% , ainda muito baixo, por isso a necessidade de manter o isolamento social na cidade.

Veja as cidades de Rondônia que estão com bom índice de recuperação da Covid – 19:

  • 100% de cura nos municípios de Machadinho do Oeste, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, São Felipe do Oeste, Theobroma e Nova Brasilândia;
  • 90% de cura no município de Urupá;
  • 82% de cura no município de Cacoal;
  • 79% de cura no município de Mirante da Serra;
  • 67% de cura nos municípios de Espigão do Oeste e Alvorada do Oeste;
  • 60% de cura nos municípios de Alto Paraíso e Ji – Paraná;
  • 59% de cura no município de Ariquemes;
  • 53% de cura no município de Jaru;
  • 50% de cura nos municípios de Ouro Preto e Vale do Anari.

 

Acompanhe a coletiva na íntegra: