Connect with us

Olá, tudo bem? O que você está pesquisando?

Rondônia

Rondônia fecha 2020 em 1º lugar no ranking nacional de transparência no combate à Covid-19

O Governo de Rondônia, por meio de ações conjuntas entre Secretarias do Estado e promoção de estratégias de inteligência tem intensificado a grande missão de enfrentamento contra a Covid-19. O reflexo dessas medidas e a ótima divulgação do monitoramento da doença tem posicionado Rondônia em primeiro lugar na transparência dos dados de combate à doença, no cenário nacional, apontado como referência pela Transparência Internacional do Brasil e Open Knowledge Brasil ( https://transparenciacovid19.ok.org.br/ ) .

Isso porquê, além das ações de combate ao Coronavírus, o Governo do Estado primou por manter um diálogo com a população, informando-a com precisão, agilidade e nitidez, através do  Portal da Transparência de Rondônia, que está em constante atualização, sendo possível obter todas as informações das ações e monitoramento dos casos no Estado.

MONITORAMENTO

Desde o início da pandemia, o Governo de Rondônia identificou de imediato a necessidade de gerenciar os dados sobre os casos da Covid-19, por intermédio das informações cadastradas pelo Ministério da Saúde, enviadas por cada município. O monitoramento de toda a região é feito pela equipe de Tecnologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que contribui para que as ações de enfrentamento sejam cada vez mais assertivas e eficazes.

De acordo com o estrategista de Dados do Comitê Técnico Científico do Governo de Rondônia, Caio Nemeth, o site apresenta os dados do cenário pandêmico no Estado e está em constante funcionamento, exibindo detalhadamente as informações de cada município.

O resultado desse trabalho é expressado através de ações sólidas, que tem gerido bons efeitos como ampliação de leitos, distribuição de medicamentos, de acordo com a necessidade de cada município.

Nemeth explica ainda que o modelo utilizado para o monitoramento dos dados é o mesmo usado para controlar um “braço robótico” gerando resultados automatizados, em tempo real. Uma forma inovadora, que une inteligência e tecnologia no combate à Covid-19.

Essa é uma das estratégias do Estado para amenizar cada vez mais os efeitos da pandemia. “Tudo foi planejado de forma técnica e estratégica, com um modelo matemático, extremamente preciso. Hoje, o Estado trabalha em cima de dados, que são convertidos em ações pontuais visando o melhor para toda a população. E já colhemos frutos desse trabalho, permanecendo em primeiro lugar em transparência”, enfatizou Nemeth.

E não para por aí! As medidas do Plano de Ação Todos por Rondônia, voltadas ao enfrentamento da Covid-19 também levaram Rondônia a ser destaque na taxa de letalidade. No país, essa taxa está em 2.6% e, no Estado, a taxa é de 1.9%. Um dado expressivo, que sinaliza o resultado positivo dos trabalhos executados até o momento. Além disso, o Estado também apresenta a menor taxa de excesso de mortalidade da região Norte, conforme o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) – https://www.conass.org.br/indicadores-de-obitos-por-causas-naturais .

No cenário nacional, Rondônia também se destaca ao lado do Estado do Espírito Santo, pelo bom desempenho financeiro, conforme apontado pelo Tesouro Nacional e o Ministério da Economia.

CONSCIENTIZAÇÃO

Já diz o ditado: tudo que se foca expande. É com esse propósito que as ações do Governo têm se intensificado e expandido, em prol do bem maior de todos: a vida.

É por isso que é crucial a conscientização por parte da população em aderir as medidas de enfrentamento, mantendo a higienização e o distanciamento social. Pequenos atos que geram grandes resultados. Lamentavelmente, as datas festivas de fim de ano, levam muita gente a baixar a guarda e cair no descuido.

Entretanto, a população deve se conscientizar que a pandemia não chegou ao fim e que ainda uma guerra está sendo travada no combate à doença. É preciso prosseguir com os cuidados para que medidas mais restritivas possam ser evitadas. Essa missão é de todos.

Secom

Faça um comentário

Você pode gostar

Brasil

    Na minha contínua necessidade de “ler o mundo”, um dos caminhos é a leitura de jornais. Essa “troca de ideias” com pessoas...

Contraponto

[Tendo em vista (i) o impacto dos acontecimentos recentes na França e (ii) a profundidade da análise feita por Theodore Dalrymple, peço licença a...

Brasil

Em 09 de julho de 2020 o senador Randolfe fez uma live com seus heróis médicos, que salvaram muitas vidas no Amapá usando um...

Destaques

Em 13 de setembro de 1943, foi criado o Território Federal do Guaporé, pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. A política do Estado...