Economia Rondônia

Rondônia ganha destaque em cenário nacional de Startups

Após um ano de intenso trabalho para fomentar a inovação e startups em RO, a comunidade Tambaqui Valley é reconhecida em importante premiação nacional. 

A comunidade de tecnologia e inovação de Rondônia, Tambaqui Valley, recebeu nesta semana o  troféu conquistado no Startup Awards, a maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil. Ganhadora da categoria Comunidade Revelação, a premiação reconhece todo o trabalho feito pela comunidade no ano de 2020 que  impactou mais de 3 mil pessoas em todo o estado.

A premiação, que aconteceu no dia 23/10, é o maior reconhecimento no país para a área. Considerado o Oscar da Inovação, ela aponta quem são os grandes nomes de investidores, startups, aceleradoras e também de comunidades.

Para a líder de comunidade Amanda Barbosa essa é uma conquista para todo o estado de Rondônia e parceiros da comunidade. “A gente só conseguiu tudo isso graças a participação de muitas pessoas e o apoio dos nossos parceiros foi fundamental. Essa conquista é de todos os membros da comunidade e todos aqueles que se dispuseram em fazer os eventos com a gente, seja presencialmente ou online.”

“Mesmo com a pandemia nós conseguimos dar a volta por cima e encontrar no online uma forma de derrubar as distâncias geográficas. Levamos a bandeira de Rondônia para praticamente todos os estados e conseguimos trazer grandes nomes para conversar com nossos empreendedores aqui de Rondônia.”, conta Rangel Miranda, líder da comunidade.

Vantagens para a comunidade

Como explica Alexandre Mori, um dos líderes da comunidade “Com esse prêmio, Rondônia entra de vez para a lista de estados promissores e isso chama a atenção de investidores, ajuda a trazer programas de aceleração e oportunidades para os nossos empreendedores.”

Para Erik Guimarães, founder da startup Nedu “A visibilidade que Rondônia está ganhando além de nos dar uma injeção de ânimo, tem colocado os olhos de muitos investidores aqui na região. Agora a nossa responsabilidade aumenta, temos o desafio de honrar com a nossa bandeira. Além disso, é muito bom fazer parte desse momento de novas conquistas. Que venham muitas outras.”

Para os empreendedores, estar presente na comunidade é a oportunidade para criar e desenvolver negócios. “Com a comunidade nós temos mais oportunidades de networking com pessoas referência em várias áreas e que podem agregar muito para nós. Quanto mais pessoas participarem e quanto mais a comunidade crescer, mais vamos fomentando o ecossistema aqui na nossa região.”, afirma Keiti Oliveira, empreendedora e membro da comunidade.

Victor Hugo Ribeiro, líder da comunidade afirma que esse é apenas o começo para a comunidade. “Agora a nossa meta é ir cada vez mais longe. Além de alcançar novos empreendedores, também queremos ser a melhor comunidade do Brasil em 2021.”

Assessoria