Interior Rondônia Saúde

Rondônia investiga dois casos suspeitos de coronavírus em Ji-Paraná

Os pacientes que estão em observação realizaram viagem recente aos Estados Unidos e ao retornarem apresentaram quadro viral de gripe

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, torna público que o município de Ji-Paraná está investigando dois (02) casos suspeitos do Novo Coronavírus (COVID-19). Os pacientes que estão em observação realizaram viagem recente aos Estados Unidos e ao retornarem apresentaram quadro viral de gripe.

Ambos procuraram os serviços de saúde da rede particular, sendo atendidos de forma imediata e sendo notificado à Vigilância Epidemiológica do Município, assim desencadeando todas as medidas de avaliação, controle e acompanhamento que o caso requer.

Os pacientes apresentam sintomas gripais leves e se encontram em isolamento domiciliar e acompanhados diariamente pelos profissionais de saúde do município. Foram realizados os exames e, tão logo, haja um diagnóstico preciso sobre os casos.

PREVENÇÃO

Para a prevenção é importante lavar as mãos várias vezes ao dia com muita água e sabão ou solução alcoólica, principalmente antes de consumir alimentos; ao utilizar lenço descartável para higiene nasal, descartá-lo imediatamente; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar grandes aglomerações; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de doenças respiratórias.

Fonte: Assessoria