Durante uma coletiva de imprensa no fim da manhã desta sexta – feira (05), o secretário Fernando Máximo, informou que dos 291 leitos de UTI disponíveis para o tratamento de pacientes com Covid – 19 estão todos ocupados, e que ainda há 26 pessoas na fila de espera.
Diante do caos na saúde pública de Rondônia, Máximo disse que o Governo fez tudo que estava no alcance para disponibilizar novos leitos e agora não possui mais condições. “Nós não temos mais condições de criar novos leitos mesmo se tivesse profissionais médicos para atuar”, disse.
De acordo com o secretário, a alternativa agora é a realização de transferência de pacientes para outros estados novamente. A transferência provavelmente será para o estado de Mato Grosso do Sul, uma vez que Cuiabá teve aumento significativo de casos e por isso não recebe mais doentes rondonienses.
Informações da Sesau mostran que nos últimos dois dias, em uma tentativa de amenizar a situação,foram mais criados 52 leitos de UTI em Porto Velho, sendo 10 no Samar, 30 no CERO e 12 no Hospital de Amor. Ao total, 610 pacientes estão internados nos hospitais da rede pública de Rondônia. “Todos os hospitais estaduais e particulares contratados pelo Estado estão 100% ocupados”, afirmou Fernando Máximo.
Dos pacientes enviados para fora do estado, três morreram por complicações da doença, segundo confirmou a Sesau.
Durante a coletiva, Fernando Máximo anunciou a chegada de mais vacinas da Sinovac enviadas pelo Ministério da Saúde, mas ainda não sabe a quantidade de doses que o estado irá receber.
