Capital

Secretária Eliana Pasini realiza visita técnica a unidades básicas de saúde da família

O Rondoniense Secretária Eliana Pasini realiza visita técnica a unidades básicas de saúde da família
O Rondoniense Secretária Eliana Pasini realiza visita técnica a unidades básicas de saúde da família
Above

A secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, e a diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretária Municipal de Saúde (Semusa), Maria do Socorro Soares, dando continuidade a visitas técnicas as unidades de saúde, estiveram esta semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Sebastião, Aponiã e Pedacinho de Chão.

O objetivo da visita é verificar o que precisa ser melhorado e conversar pessoalmente com os servidores, orientando sobre a reordenação dos territórios de cobertura das equipes de Saúde da Família, que está em andamento pelo departamento, para identificação das áreas descobertas na capital.

Atualmente, Porto Velho possui 66 equipes de Saúde da Família ativas, o que corresponde a 44 % de cobertura na atenção primária. O plano de ação da Semusa, para 2019, é aumentar esse percentual de cobertura para 80%.

Para isso, cada equipe deve ter 3,5 mil pessoas cadastradas no sistema, de acordo com a diretora Maria do Socorro Soares. “O cadastrado deve ser completado com setecentos e cinquenta pessoas cadastradas para cada agente comunitário de saúde, assim vamos ter a real dimensão da cobertura de saúde na atenção básica que atingimos”, explicou.

Na UBS Pedacinho de Chão, a secretária conferiu a entrega da nova câmera fria para a sala de imunização. Eliana Pasini observou a estrutura das unidades e informou aos gerentes que Pedacinho de Chão e Aponiã estão no pacote de vinte unidades que serão reformadas.

“Nós temos 83 unidades, em toda nossa rede, entre atenção básica, emergência e urgência e serviço especializado, e todas precisam de melhorias, pois são muito antigas e algumas nunca passaram por reforma. Neste primeiro momento, vamos reformar vinte unidades, estamos na fase de elaboração dos projetos”, completou a secretária.

Comdecom

Below