Destaques Rondônia

Secretário de Saúde confirma que os novos kits para testes de coronavírus ainda não chegaram

O secretário de Saúde Fernando Máximo, afirmou na noite deste sábado (28), que os kits solicitados pelo Governo Federal para a realização dos exames do coronavírus ainda não chegaram no estado de Rondônia.

Segundo Máxximo, há dois dias que os kits acabaram e a equipe do Lacen continua realizando os exames para os demais vírus como H1N1, Influenza A, H3N2, Influenza B, todos estes que costuma ter sintomas semelhantes ao Covid-19.

O secretário comentou que todo o país está com falta de kits e aguarda a chegada dos kits na madrugada de domingo para o Lacen reinicie os exames de coronavírus, no máximo segunda-feira.

Ainda no sábado, sites locais tinham divulgado que o coordenador do Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde de Rondônia (Cievs), Sid Orleans, havia se posicionado sobre a falta dos kits em Rondônia afirmando que não havia mais e que há quatro dias não se realizava os exames de coronavírus. Entretanto, o coordenador do Cievs desmentiu que não tinha afirmado isso em seu nome, em vídeo.

Em seguida, o secretário de Saúde se posicionou. Veja o Vídeo:

Dados da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informaram que os dados do Boletim diário sobre coronavírus apontaram que já foram testadas 228 pessoas, sendo que 6 apresentaram resultado positivo e 222 negativo para Coronavírus.