Capital Rondônia

Sema continua jornada de educação ambiental nas escolas da zona Sul

Above

Na manhã desta terça-feira (6), a prefeitura Municipal de Porto Velho, através da Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/Brigada Municipal, levou para as Escolas Municipais da zona Sul a Campanha de Prevenção e Combate as queimadas “Queimada Mata”.

Os educadores fizeram apresentação da campanha junto a três escolas municipais: Saul Benesby, Tancredo Neves e sua extensão Pequeno Gênio, alcançando turmas das séries de 1°, 2°,3°, 4° e 5°anos num total de 220 alunos.

Na abordagem temática, os educadores apresentam aos alunos os dados referentes às queimadas no município, os danos que as queimadas causam ao meio ambiente, e como afetam a flora e a fauna com perdas de espécies animais e vegetais, colocando em risco o nosso ecossistema.

Há ainda o risco para a saúde de criança e de pessoas idosas, que são afetados com doenças respiratórias, como tosse seca, conjuntivite, asma, bronquite, broncopneumonia, pneumonia e outras doenças. De acordo com os educadores Cleyciane Oliveira e Dilean Roque a proposta é atingir o maior número de estudantes e assim, chegar até os seus pais e familiares, numa ação de cooperação entre a comunidade, escola e prefeitura, para combater a prática das queimadas no município de Porto Velho.

Desde março deste ano, os agentes de educação ambiental atuam em várias frentes nas escolas, nas praças e comunidades, levando a campanha para os bairros e para zona rural, sensibilizando e convidando a população para ajudar nas ações de prevenção às queimadas.

A professora Ely Lima, da Escola Saul Benesby, informou que “as queimadas afetam as aulas na escola. Muitas crianças nesse período sofrem com o clima seco e adoecem. É preciso propagar mais as ações de educação ambiental junto aos estudantes para ajudar no combate”.

A Sema também disponibiliza informações de como podemos reduzir as queimadas urbanas fazendo coleta seletiva do lixo doméstico, separando o lixo úmido do lixo seco. Além disso, cada cidadão pode fazer a denúncia daquele indivíduo que está queimando, pois a queimada é crime ambiental e pode-se fazer a denúncia pelos telefones: 08007471320 – 99233-7618 Ou 193.

Below