Capital Rondônia

Sema promove Semana Digital de Meio Ambiente

Atividades iniciaram nesta segunda-feira através das ferramentas virtuais

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Integração (Semi), através de sua Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), promove a Semana Municipal de Meio Ambiente (Semeia), em Porto Velho, uma oportunidade de destacar e integrar ações de órgãos municipais, estaduais e federais da área, instituições públicas e privadas, universitários, igrejas, além da sociedade civil organizada.

A Semeia acontece sempre na primeira semana de junho, já que no dia 5 é comemorado o dia Internacional do Meio Ambiente. Durante os últimos três anos foram realizadas muitas ações, dentre elas, palestras, seminários, rodas de conversa, eventos culturais, treinamentos, visitas guiadas, circuito educativo, mutirão de limpeza em canais e parques etc com resultados importantes para o setor.

Desde sua idealização, a Semeia propôs uma agenda positiva de discussão e reflexão sobre as questões ambientais no município, a ser desenvolvida também durante todo o ano, priorizando as datas comemorativas, e levantando questões relativas a temáticas ambientais.

Este ano, segundo o titular da Semi, Álvaro Mendonça, devido à pandemia mundial provocada pela Covid-19, e a necessidade do distanciamento social, além da programação ter sido organizada para acontecer totalmente virtual, os temas a serem debatidos estão voltados também ao novo coronavírus e às problemáticas que estão interferindo na economia, no social, na saúde e no meio ambiente.

“A Semeia faz parte do nosso plano de ação anual e é uma recomendação do prefeito Hildon Chaves em promover ações que despertem a consciência ambiental dos portovelhenses, pulverizando informações que colaborem tanto com a diminuição da contaminação do Covid-19, quanto à promoção do bem-estar social”, disse Álvaro.

O subsecretário de Meio Ambiente, Alexandro Miranda, lembrou que um dos temas a serem trabalhados essa semana é quanto ao perigo das queimadas. “Estamos enfrentando uma pandemia que já tirou a vida de mais de cem cidadãos de Rondônia. E já ficou bem claro que esse vírus ataca principalmente o aparelho respiratório. Se tivermos queimadas, podemos passar por um caos ainda maior. Por isso, precisamos debater e cobrar da população que ajudem no combate e na denúncia”, disse ele.

Lucinara Camargo, diretora de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Sema, explica que durante toda essa semana, serão divulgados nos portais oficiais da prefeitura, reportagens, banners, vídeos e áudios com especialistas e autoridades municipais.

“Pedimos que a população acesse nossas redes sociais e compartilhem os materiais que estamos publicando, essa ajuda será de extrema importância para levarmos as informações ao maior número possível de cidadãos”, comentou, acrescentando que a Semeia contará com a participação de Sandra Hacon (Fiocruz) e Paulo Artaxo, (USP)

Programação

01 de Junho – “O descarte correto de material contaminante”. (Material virtual para orientar a respeito do descarte das máscaras descartáveis e reutilizáveis)

02 de Junho – “Combate às queimadas urbanas e impacto à saúde”. (Material sobre as consequências das queimadas e como podem agravar os sintomas pela exposição à fumaça)

03 de Junho – “Compostagem em casa e cuidados com seu jardim”. (Material virtual sobre o incentivar à prática de compostagem como alternativa de atividade passível de realizar em casa e que contribui com a preservação ambiental)

04 de Junho – “Saneamento Básico” (Material virtual sobre a situação atual da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Porto Velho e seus objetivos)

05 de Junho – “Queimadas urbanas e suas relações com as mudanças climáticas e o agravamento da pandemia mundial”. (Texto e vídeo com especialista)

Acesse, fique atento e compartilhe:

https://www.facebook.com/SemaPvh

https://www.facebook.com/PrefeituraPVH

https://www.portovelho.ro.gov.br/

https://sema.portovelho.ro.gov.br/